Caracterize os seguintes impostos cobrados aos camponeses durante o feudalismo >corveia >banalidades
Respostas
Resposta:
A corvéia era a quando o servo tinha que trabalhar de graça alguns dias por semana no manso senhorial, ou seja, no cultivo das terras reservadas ao senhor. As banalidades eram os pagamentos que os servos faziam aos senhores pelo uso de equipamentos do senhor de terra
Resposta: O feudalismo foi um sistema político-econômico que imperou durante a Idade Média. Naquela época, a sociedade era estratificada da seguinte forma: camponeses e servos, nobreza e clero.
Os camponeses e servos tinham uma relação interessante: os camponeses cuidavam das terras dos nobres e os nobres eram responsáveis pela segurança e qualidade de vida dos servos. O clero, portanto, era quem regia todo o processo social e político da época.
Os impostos, portanto, eram cinco: corveia, talha, banalidade, capitação e mão-morta. A corveia consistia no trabalho sem remuneração dos servos em instâncias públicas; a talha consistia na porcentagem referente ao que foi produzido no manso servil; a banalidade era o pagamento recorrente da utilização de algum mecanismo que pertencesse ao feudo; a capitação era o imposto anual pago ao senhor feudal; e a mão morta era o imposto pago caso o chefe da família viesse a falecer e a família continuasse a usar as terras.
Explicação: