4) Todas as orações abaixo indicam o uso informal da língua. Explique esses
usos.
a) Ela nem se tocou que o garoto tava babando nela.
b) A mina foi sem noção na festa.
c) Demos um rolê pela city essa tarde.
d) A gente passô lá de tarde e tava rolando uma festa.
e) Mano, cê tá loco?
f) Manoela pegô as flor do cemitério.
g) Ele pegô leve no discurso.
h) Pô cara, demorô cum isso.
Respostas
Resposta:
A linguagem informal da língua se refere a linguagem coloquial representada pela linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.
Explicação:
A) "Se tocou" - percebeu, "tava babando nela" - interessado, apaixonado. Uso de gírias, despreocupação com forma correta do verbo.
B) "A mina" - A garota; "sem noção" - sem compreensão do espaço em que se encontra, agindo de forma diferenciada; Uso de gírias e de expressões com outros sentidos.
C) "Demos um rolê" - uma volta; "pela city" - pela cidade; expressões e palavras estrangeiras usadas no contexto informal.
D) "A gente passô lá de tarde" - Nós passamos lá há tarde; "Tava rolando uma festa." - e eles estavam realizando uma festa. Abreviação de palavras, sem se preocupar com a norma culta e regionalismo.
E) "Mano, cê tá loco" - Você está louco de agir assim... Uso de gírias e abreviações de palavras.
F) "Manoela pegô as flor do cemitério." Manoela pegou as flores do cemitério. Regionalismo e despreocupação com a normal culto do verbo.
G) "Ele pegô leve no discurso" - Ele falou o discurso com cuidado. despreocupação com a normal culto do verbo.
H) "Pô cara, demorô cum isso." - Poxa, rapaz! Você demorou com isso. Uso de gírias, despreocupação com a forma correta do verbo.