Respostas
Resposta:
expoente a que se deve elevar um número tomado como base para se obter outro número.
Resposta:
claro!! vamos lá
Bons estudos!! (pesquise e leia mais para entender)
Explicação passo-a-passo:
é o expoente a que outro valor fixo, a base, deve ser elevado para produzir este número. Por exemplo, o logaritmo de 1 000 na base 10 é 3 porque 10 elevado ao cubo é 1 000. De maneira geral, para quaisquer dois números reais b e x, onde b é positivo e b ≠ 1,
Para calcular um logaritmo, temos que procurar um número que, quando elevamos a base, resulte no logaritmando. Pegando como exemplo o logaritmo de 36 na base 6 do exemplo anterior, devemos encontrar um número que, quando elevamos a base 6, resulte em 36. Como 62 = 36, sendo a resposta 2.
Propriedade dos logaritmos
Veja a seguir as principais propriedades dos logaritmos. Todos os logaritmos aqui citados satisfazem a condição de existência.
Propriedade 1
O logaritmo do produto de dois fatores é igual à soma dos logaritmos desses fatores.
Propriedade 2
O logaritmo do quociente entre dois números é igual à diferença dos logaritmos desses números.
Propriedade 3
O logaritmo de uma potência é igual à multiplicação do expoente dessa potência pelo logaritmo da base da potência, em que mantemos a base do logaritmo.
Propriedade 4
O logaritmo de uma raiz é igual ao inverso do índice da raiz multiplicado pelo logaritmo, em que também mantemos a base.
Propriedade 5
O logaritmo de um número, em uma base elevada a uma potência, é igual à multiplicação do inverso do expoente dessa base.