Respostas
Resposta:
Goiânia, 08 de fevereiro de 2018.
Caro editor,
impressionante como foi infeliz a abordagem feita na reportagem da edição anterior sobre o estado de Goiás, especialmente sobre a capital, Goiânia. O texto mostra a completa falta de conhecimento dos autores, que expressam opiniões estereotipadas sobre o povo que aqui habita. Lamentável que um texto de péssima qualidade tenha sido publicado em uma revista como esta.
Atenciosamente,
Explicação:
Como podemos perceber, apesar dos diferentes posicionamentos expressos nos textos acima, eles apresentam uma estrutura textual semelhante, não é mesmo? Os elementos que o compõem são:
Local e data;
Cumprimento formal (vocativo, com formas de tratamento adequadas);
Introdução com menção à matéria (texto, reportagem etc.) publicada com o objetivo de contextualizar até mesmo quem não tenha tido contato com o texto ao qual nos referimos, dando importância à crítica que fazemos;
Desenvolvimento com fundamentação da opinião por meio do uso de dados e informações apresentados no texto ao qual se refere;
Conclusão retomando a opinião expressa e expressão cortês de despedida;
Uso de linguagem formal.
Assim, nota-se a importância da observação da estrutura textual desse tipo de texto, uma vez que ele será veiculado em um contexto formal de comunicação, que exige a adequação no que diz respeito a sua função expositiva e argumentativa.
espero ter ajudado bjusss ❣️