• Matéria: História
  • Autor: kauannycastro4
  • Perguntado 5 anos atrás

1 O QUE FOI O BLOQUEIO CONTINENTAL?


2) O QUE ACONTECEU A PORTUGAL POR NÃO ADERIR AO BLOQUEIO

CONTINENTAL DECRETADO POR NAPOLEÃO?



3)QUAL A ESTRATÉGIA DE D. JOÃO FRENTE ÀS AMEAÇAS DE INVASÃO

FRANCESA A PORTUGAL?
NA SUA OPINIÃO A VINDA DA FAMÍLIA REAL PARA O BRASIL, EM 1808, FOI UM

AVANÇO PARA A COLÔNIA BRASILEIRA OU UM Retrocesso​

Respostas

respondido por: nataliafransantos
2

Resposta:

O Bloqueio Continental foi uma imposição feita por Napoleão Bonaparte em 1806, aos países europeus que consistia em cortar laços comerciais com a Inglaterra, para levar ao seu enfraquecimento econômico.

Por não aderir ao Bloqueio Continental, Portugal foi invadido pela França.

A estratégia adotada por D. João frente às ameaças de invasão francesa à Portugal, foi a de trazer a Família Real e toda a corte portuguesa para o Brasil, evitando assim ser capturado pelos franceses.

A vinda da família real foi um avanço para a colônia brasileira, pois com a família real instalada aqui aconteceram uma série de avanços que na época não era permitido para nenhuma colônia em outros locais no mundo.

Explicação:

Portugal era um país extremamente dependente da economia inglesa e seu poderio militar era insuficiente para um confronto com os franceses.

D. João não desejava conflito e em um primeiro momento adotou uma posição neutra, frente às imposições de Napoleão Bonaparte.

A situação tornou-se mais complicada para Portugal quando a França aliou-se aos espanhóis prometendo ceder uma parte de Portugal para a Espanha em caso de invasão francesa ao território português.

Portugal decide então assinar um acordo secreto com a Inglaterra em que caso houvesse uma invasão ao território português, os ingleses o defenderiam com seu poderio militar.

Com a ameaça de invasão, D. João e toda a corte (10 a 15 mil pessoas), foram trazidos para o Brasil às pressas e escoltados pela Inglaterra.

Após a chegada ao Brasil, houve série de medidas adotadas para a permanência da corte portuguesa no Brasil.

Houve então a diversificação do comércio, abertura dos portos para  as nações amigas, fundação da Biblioteca Nacional, a criação da primeira Faculdade do Brasil, construção do Teatro Municipal, criação da imprensa, criação do Banco do Brasil e a vinda de artistas que retratavam a fauna e a flora brasileira.  

Além disso a vinda da Família Real para o Brasil contribuiu para manter a unificação territorial, já que reuniu parte da elite e da população em torno da figura do rei.

Foi também um fator importante por acelerar o processo de independência do Brasil.

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/889903

Anexos:
Perguntas similares