4 - As chuvas são naturalmente ácidas, mas alguns óxidos emitidos na atmosfera pela ação do homem,
como os da queima de combustíveis fósseis, pode aumentar a acidez. Esse fenômeno recebeu o nome
de chuva ácida, e causa vários danos. Cite quais óxidos estão envolvidos nesse fenômeno e quais os
danos causados pela chuva ácida.
a) no solo:
b) na área urbana:
c) em lagos e áreas de rios:
Respostas
Resposta:
Efeitos da chuva ácida
Em virtude da maior acidez da água da chuva ácida, metais como o alumínio, cádmio e manganês se tornam mais solúveis disseminando-se pelo solo e pelas águas.
O alumínio é fitotóxico prejudicando o desenvolvimento das plantas, podendo leva-las à morte;
A acidificação das águas de lagoas e represas elimina a vida aquática por interferir nos processos fisiológicos e pela solubilização de metais tóxicos à vida aquática, prejudicando bactérias essenciais, peixes, moluscos e plânctons, permitindo a proliferação de algas e musgos, desequilibrando desta forma o ciclo natural.
A chuva ácida reage com metais e carbonatos e acelera a corrosão de materiais usados na construção civil (edifícios, pontes, viadutos), industriais (veículos, máquinas, turbinas, cabos elétricos) além de objetos culturais como esculturas e monumentos antigos, prédios históricos etc;
Metais como chumbo, cobre, cádmio, mercúrio, zinco, entram na cadeia alimentar humana, advindos de vegetais, animais e águas contaminadas podendo trazer malefícios para a saúde, como problemas neurológicos, causados pelo acúmulo de metais pesados no organismos.
Resposta:
a) no solo: Aumenta o pH do solo levando à deficiência de nutrientes e perda de fertilidade.
b) na área urbana: Destrói obras civis e monumentos.
c) em lagos e áreas de rios: Também ocorre a mudança do pH, causa a morte de animais aquáticos e contamina os lençóis freáticos.
Os óxidos principais que estão envolvidos nesse fenômeno são: SO2 (dióxido de enxofre), NO e NO2 (óxidos de nitrogênio).
Explicação:
Bons estudos.