Leia o texto a seguir e responda às questões.
Turma da Mônica: Laços
Filme da turminha é exemplo de adaptação e garantia de agrado aos fãs
Quando foi anunciada a produção de um live-action da Turma da Mônica, foi difícil não ficar com um pé atrás. A hesitação é normal, já que qualquer adaptação de obra literária é arriscada, mas no caso da turminha que existe nos quadrinhos desde o fim dos anos 50, a questão era mais pessoal para o público brasileiro. [...]
Laços tem um ritmo único que combina adaptação de HQs e filme infantil, sem perder timing de piadas e seguindo uma estrutura de aventura juvenil. [...]
Enquanto todos os aspectos técnicos de Laços são dignos de menção, existe algo que fez do filme o que ele é, e que sem ele o projeto poderia ruir por completo: o elenco. [...] Daniel Rezende escolheu mostrar seus personagens sem flashbacks de origem, e tomou a liberdade de inserir certos elementos de Lições, a HQ seguinte, neste primeiro filme. [...]
Por fim, Turma da Mônica: Laços marca o cinema nacional como uma obra exemplar de técnica, carisma, e adaptação de um dos nossos maiores patrimônios. É delicioso testemunhar o comprometimento da produção com o longa, o que faz com que cada fã do público se sinta representado de alguma forma pelo trabalho de Daniel Rezende. A sensação de que um fã qualificado tomou algo tão querido nas mãos é gratificante.
2) Indique, entre as orações abaixo retiradas do texto, qual delas é uma oração subordinada adverbial condicional. *
1 ponto
a) O público decide se verá ou não o filme.
b) A adaptação é tão boa que o público se sente representado.
c) Laços tem um ritmo único que combina adaptação de HQs e filme infantil.
d) Quando foi anunciada a produção do filme, foi difícil não ficar com um pé atrás.
Respostas
A alternativa correta é a letra a) O público decide se verá ou não o filme.
Vamos aos dados/resoluções:
É importante salientar que como estamos debatendo sobre orações subordinadas, então, é necessário ver que o enunciador está cogitando que a oração "se verá ou não o filme" acaba apresentando uma condição e por esse fato, deveria ser adverbial condicional.
Entretanto, nessa oração acaba acrescentando o sentido do verbo decidir, como:
- "o público decide o quê? se verão ou não o filme."
E dessa forma podemos perceber que essa oração em si, acaba funcionando como objeto direto desse mesmo verbo. Portanto, acaba-se tratando de uma oração subordinada substantiva objetiva direta.
PS: O termo "se" acaba por ser uma conjunção integrante e não uma conjunção condicional em si.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/20719557
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
A alternativa que apresenta uma oração subordinada adverbial condicional é a letra A) O público decide se verá ou não o filme.
Uma oração subordinada adverbial condicional é aquela em que sua intenção é representar uma hipótese ou possibilidade para uma ação central. Ou seja, a partir de uma condição, outra coisa pode vir a acontecer, e por isso a oração é condicional.
Normalmente, esse tipo de oração está presente com a utilização da conjunção "se", que pode ser condicional ou causal, isso é, depende se representa uma condição ou uma causa. Como condição, ela indica que uma determinada coisa só pode ocorrer a partir de outra.
Veja questões relacionadas em:
https://brainly.com.br/tarefa/22175530