Respostas
Resposta:
a divisão dos republicanos era a seguinte: os da Província do Rio de Janeiro e do Vale do Paraíba na Província de Minas Gerais eram escravocratas, ou seja, contrários à abolição; os do Município Neutro do Rio de Janeiro, do oeste da Província de São Paulo (nova zona da cafeicultura, onde o trabalho assalariado representado pelos imigrantes já fazia sentir a força das relações capitalistas de produção) e do resto do país, eram via de regra, abolicionistas.
LíderJean Lecanuet (último)FundadorGeorges BidaultFundação1944Dissolução1967IdeologiaDemocracia cristã
Federalismo europeuEspectro políticoCentro-direitaSucessorCentro DemocráticoAfiliação internacionalInternacional Democrata CristãCoresBranco (Oficial)
Azul (Tradicional)
Boa Tarde!
Quando, em 1870, foi fundado o primeiro Clube Republicano, o sentimento Republicano ainda era uma ideia vaga na cabeça de alguns elementos mais ou menos intelectualizados das cidades maiores, principalmente no Rio, onde era maior a concentração urbana e maior também o número de jornalistas, médicos, engenheiros, que constituíam a principal parcela de adeptos do republicanismo.
Em 1870, os republicanos do Rio se julgaram suficientemente numerosos para reunir e fundar um Partido. A 03 de novembro, trinta pessoas, depois de alguns debates em que não houve inteira homogeneidade, fundaram o primeiro Clube Republicano.
Em 03 de dezembro de 1870, foi publicado o Manifesto Republicano que, sintetizando a média do pensamento republicano, iria servir de base e ponto de aglutinação para os clubes republicanos que, a partir daí, foram sendo fundados em diversas cidades do País. O Manifesto foi assinado por cinquenta e oito pessoas, entre as quais alguns nomes se destacaram mais tarde, quer na propaganda, quer na direção do Partido Republicano.
Espero ter ajudado!