Respostas
Resposta:
O plantio direto traz diversos benefícios que irão diminuir os custos de produção e o impacto ambiental, tais como a maior retenção de água no solo, facilidade de infiltração da água no solo, motivando a redução da erosão e perda de nutrientes por arrasto para as partes mais baixas do terreno, evita assoreamento de rios, enriquece o solo por manter matéria orgânica na superfície do solo por mais tempo, menor compactação do solo, economia de combustíveis e menor número de operações. Incluindo aí a aração e a gradagem, resultando em um menor uso dos tratores e um consequente menor desgaste.
O plantio direto reduz drasticamente a quantidade de erosão em um campo. Enquanto muito menos solo é deslocado, quaisquer ravões que formam ficarão mais profundos a cada ano, em vez de serem alisados pelo arado regular. Isso pode exigir drenagens de césped, vias navegáveis, drenos de drenagem permanentes, culturas de cobertura, etc.
Os benefícios do plantio direto são maiores em locais mais quentes, tropicais ou subtropicais, diminuindo em locais com clima mais definido, seco e frio, onde os restos culturais demoram mais a se decompor. A atividade biológica dos microrganismos presentes no solo também varia em função da temperatura.
Explicação: