Alguém de bom coração pra fazer uma narração sobre o Ceará,tipo um texto mesmo só que não tão pequeno com título e tals..
Respostas
yuy identifica-se a ocorrência dos climas Tropical Úmido e Subúmido.
A principal característica do clima Semiárido é a irregularidade das chuvas, tanto na sua distribuição espacial quanto no tempo, e o baixo índice pluviométrico geral, que varia entre 250 mm e 800 mm. Os períodos de estiagem podem ser prolongados, durando de meses até anos seguidos. Entre 2012 e 2016, por exemplo, o volume médio de chuvas foi de 516 mm, considerada a pior seca prolongada desde 1910|1|.
Vegetação do Ceará
A cobertura vegetal do estado do Ceará é composta, em sua maioria, por espécies características da Caatinga. Em decorrência dos diferentes tipos de solo e da variação das condições climáticas, diversas fisionomias são identificadas, entre as quais prevalecem a caatinga arbórea, a caatinga arbustiva e o carrasco.
No litoral cearense, a vegetação encontrada é a característica de áreas úmidas, com a presença de restingas e mangues. Em outras áreas do território, observa-se formações como a da mata dos cocais e a de cerrados, estes em pontos isolados.
Vegetação típica da Caatinga durante a seca.
Relevo do Ceará
A maior parcela do Ceará pertence ao domínio da depressão sertaneja e do São Francisco. A planície costeira se estende por toda faixa litorânea do estado, onde as altitudes não ultrapassam dos 200 metros. Áreas de planalto são encontradas nas bordas leste, oeste e sul do Ceará.
O pico da serra Branca é o ponto mais elevado do estado, com 1.154 metros de altitude.
Hidrografia do Ceará
O Ceará se subdivide em 12 bacias hidrográficas, sendo a maior delas a bacia do Alto Jaguaribe, no sudoeste do estado. Dentre os rios que banham o território cearense, destacam-se:
Jaguaribe
Parnaíba
Salgado
Ceará
Cocó
Banabuiú
Coreaú
Curu
Acaraú
Aracatiaçu
Veja também: Rio São Francisco – um dos mais importantes cursos d’água do Brasil
Demografia do Ceará
As estimativas do IBGE para 2020 apontam que o Ceará possui 9.187.103 habitantes. É o 8º estado mais populoso do Brasil, e o 3º da região Nordeste, ficando atrás apenas da Bahia e de Pernambuco. De acordo com o último Censo Demográfico (2010), a distribuição populacional era de 56,76 hab/km².
A maior parcela da população cearense vive nas áreas urbanas. Em 2010, a taxa de urbanização do estado era de 75,1%. A capital, Fortaleza, é a cidade que agrega o maior número de pessoas: 2.686.612 (IBGE, 2020). Além disso, é a 5ª cidade mais populosa do Brasil. Granjeiro é o município com menor população absoluta, com 4.814 habitantes.
A expectativa de vida ao nascer é de 74,5 anos, conforme dados de 2019. Em função da queda da natalidade e da fecundidade, a população do Ceará vem crescendo de forma desacelerada|2|.
Mapa do Ceará
Fonte: IBGE
Divisão geográfica do Ceará
A divisão geográfica do Ceará, proposta pelo IBGE até 2018, dividia os 184 municípios do estado em 33 microrregiões. Estas, por sua vez, estavam agregadas em sete mesorregiões:
Noroeste Cearense
Norte Cearense
Metropolitana de Fortaleza
Jaguaribe
Sertões Cearenses
Centro–Sul Cearense
Sul Cearense
Atualmente o IBGE divide o Ceará em 18 regiões geográficas imediatas e seis regiões intermediárias, sendo estas: Crateús, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.
Leia também: Regionalização socioeconômica do espaço mundial
Economia do Ceará
O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará é de R$ 155,9 bilhões, representando o 12º entre as unidades da federação e o 3º maior PIB da região Nordeste. O PIB per capita, por sua vez, é um dos mais baixos do país, somando R$ 17.178 em 2018.