• Matéria: Filosofia
  • Autor: BruninhadelChan
  • Perguntado 5 anos atrás

3) O conceito de Estado laico muitas vezes é visto de maneira equivocada, pois é confundido com um Estado ateu ou mesmo como uma forma de impedir as crenças e não crenças da população. Sobre a definição de Estado laico, analise as proposições a seguir:
I. O Estado laico prevê a neutralidade em matéria confessional.
II. O Estado laico incentiva o ateísmo e outras formas de “não crença” para distanciar-se das religiões e manter a laicidade.
III. No Estado laico, as religiões têm o direito de exercer as suas práticas, mas sem a participação do governo.
A) Todas as assertivas são verdadeiras.
B) Todas as assertivas são falsas.
C) Apenas a assertiva II é verdadeira.
D) Apenas a assertiva III é verdadeira.
E) Apenas as assertivas I e III são verdadeiras.

Respostas

respondido por: WilliWill
1

A resposta esta na letra A cada uma naçao ,povo tem o direito de escolher o que acredita e nao acredita o ateísmo nao é proibido quem é ateu nao tem problema apenas é uma pessoa distante de religiao

respondido por: noir78
2

Resposta:

E.

Apenas as assertivas I e III são verdadeiras.

Explicação:

O Estado laico se difere do Estado ateu, uma vez que este último impede qualquer tipo de crença e religião, permitindo apenas o ateísmo e outros tipos de "não crença". Dessa forma, ao contrário do Estado laico, não há liberdade religiosa no Estado ateu. No Estado laico, há neutralidade em material confessional, ou seja, não há incentivo ou preferência por parte do Estado por nenhuma crença em específico e/ou pela ausência dela (não crença); assim, é garantido o direito às religiões para o exercício e a prática de suas crenças, desde que não haja participação do governo.

Perguntas similares