Leia a estrofe abaixo e faça o que se pede:
Dos vícios já desligados
nos pajés não crendo mais,
nem suas danças rituais,
nem seus mágicos cuidados.
(ANCHIETA, José de. O auto de São Lourenço [tradução e adaptação de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.]p. 110)
C) em que época ocorre a ação descrita na estrofe?
D) como os portugueses podem ser encaixados na ação descrita no poema?
E) os dois últimos versos tratam de qual alteração ocorrida com os indígenas?
Obs: É questão de responder e não de marcar!!! E por favor, não respondam qualquer coisa. Se ouver brincadeirinhas vou denunciar.
Respostas
Resposta:
C - Na época Brasil Colonial.
D - Quando os portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, o povo indígena foi colonizado, sendo assim, fora retirado de si, sua maneira de viver.
E - Pelo fato dos Portugueses chegar ao Brasil e colonizar o país, os indígenas que aqui habitavam não podiam praticar suas religiões, dançar suas danças. Viver de sua maneira que viviam antes.
Resposta:
a resposta certa é a A
Explicação:
É correta a alternativa A, já que os versos expressam um abandono das práticas culturais tradicionais dos povos nativos, sendo a procissão, em essência, uma celebração funesta de um genocídio cultural.
Que os jovens meninos indígenas profiram estas palavras é apenas a forma mais superficial, mais "encarnada", de representar este processo de aculturação, levado a cabo pela Ordem Jesuítica, em nome da Igreja Católica e a mando da Coroa Portuguesa.
Os jesuítas, com isto, conseguiram facilitar a colonização, tendo "convencido" os povos nativos, muitas vezes pela coerção, ameaça e pelo afastamento de suas aldeias, a adotar o modelo colonial de vida, renegando e amaldiçoando as suas culturas.