Como os conceitos de imanência e transcendência podem ajudar a repensar a relação das pessoas com o consumo desenfreado?
Respostas
Antes de tudo, imanência significa que alguma coisa tem em si mesma o seu princípio e também seu fim. Já a transcendência é aquela coisa cujo fim é externo e superior a ela mesma.
Ambos os conceitos foram elaborados pela primeira vez pelo filósofo grego Platão, mas ao longo da história também foram estudados por outros pensadores como Agostinho e Tomás de Aquino.
A imanência se relaciona com a nossa realidade material, quanto que a transcendência se relaciona com a nossa realidade imaterial. Em resumo, esses são dois conceitos opostos teoricamente.
Com relação a relação das pessoas na sociedade de consumo em que vivemos com esses conceitos, o ideal seria as pessoas deixarem de pensar tanto na questão material e começar a refletir mais sobre as coisas imateriais, como as relações com as pessoas que gostamos, realizações pessoais, dentre outras coisas.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/22707704
Em primeiro lugar, o sentido de imanência faz parte da essência das coisas, ou seja, funciona em oposição a existência, como uma forma particular e intrínseca ao mundo concreto/material.
A imanência e a sociedade de consumo:
Ela pode ser entendida a partir das realidades materiais, assim como os processos de consumo desenfreado, que fazem parte da nossa sociedade.
Por fim, a imanência se apresenta como um conceito filosófico, ou seja, ela reflete a presença de elementos como parte de algo interior, ou seja, aquilo que influencia em uma compra por exemplo, sendo diferente da transcendência.
Mais sobre a transcendência e imanência:
brainly.com.br/tarefa/81021