URGENTE!!!!!! PRECISO DE UM TEXTO GRANDE
importância da História na vida de cada um e sua função social.
Respostas
Resposta:
A história é extremamente importante para a sociedade, com ela descobrimos acontecimentos passados, guerras e seus motivos, como era em tal ano, o que faziam, a importância de lutas ( anti-racistas ou feministas por exemplo ), com a história compreendemos o mundo e sua história desde seus primeiros registros
Resposta:
Para que se estuda a história? “O valor da história consiste em sua faculdade de nos ensinar o que o homem fez e, nesse sentido, o que o homem é”, diz o historiador Robin G. Collingwood.
O estudo da história é uma indagação sobre o significado da vida individual e coletiva dos seres humanos no transcorrer do tempo; nesse sentido, a história cumpre uma função na formação do cidadão. Seu estudo ilumina os mecanismos que impulsionaram o desenvolvimento dos povos e informa sobre as ideias que tais povos têm sobre seu desenvolvimento histórico. Permite, portanto, registrar a variedade de artefatos que imaginaram para armazenar, reter e difundir a memória do passado.
O costume de ler a história de um país através do que chamamos hoje de história nacional, nos tem feito esquecer que por trás da história escrita pelos vencedores permanecem latentes as versões dos grupos marginalizados e oprimidos, inclusive a versão dos derrotados. Uma resposta adequada sobre o sentido e os propósitos da narração histórica deveria incluir as interpretações do passado feitas pelos setores marginalizados, para assim contar, se não uma história total, o que seria impossível, uma história plural, mais representativa da diversidade social que constitui as nações. Como disse o historiador inglês John G. A. Pocock, as sociedade têm mitos passados, tantos quantos construíram ou imaginaram os grupos que nelas coexistirem.
O conhecimento histórico é indispensável para preparar crianças e jovens para viver em sociedade, pois proporciona um conhecimento global do desenvolvimento dos seres humanos e do mundo que os rodeia. Se as novas gerações estão obrigadas a conhecer o presente, convém que o façam a partir do passado.