Respostas
Resposta:O pescador Jonas da Silva, com mais de 30 anos de experiência no Pantanal de Mato Grosso do Sul, encontrou um exemplar diferente, com estruturas em forma de chifres na cabeça. “Eu mostrei para um turista e ele queria levar para Santa Catarina esse peixe, porque ele nunca viu um peixe com chifre, mas eu não quis vendê-lo”
Agostinho Catela, biólogo da Embrapa Pantanal, analisou o espécime e revelou que, apesar de incomum, os ganchos presentes no pescado não se tratam de chifres. Segundo ele, o peixe é do gênero Auchenipterus, sendo necessária uma análise detalhada para descobrir de qual espécie de trata. Popularmente, segundo o especialista, é conhecido como Palmitinho.
Sobre os “chifres”, na verdade tratam-se de uma coincidência e possuem uma explicação lógica e científica. “O que aconteceu aqui foi o seguinte: na época de reprodução, esse peixe tem uma modificação dos barbilhões, eles se ossificam. Por sorte, esse tomou exatamente o formato de um chifre, o que está chamando a atenção”, relata.
Explicação:Mato grosso do sul