• Matéria: História
  • Autor: EunSang
  • Perguntado 5 anos atrás

Explique quais implicações a Unificação da Itália e Alemanha teve para o Imperialismo.​

Respostas

respondido por: laertecr7
1

Resposta:

As principais consequências da unificação política alemã foram o rompimento do equilíbrio europeu – a Alemanha se tornou uma potência econômica e política – e a emergência de um forte sentimento revanchista entre os franceses, devido à humilhante derrota na guerra Franco-Prussiana.

Explicação:

Além de enfrentar a oposição austríaca à unificação, o desejo centralizador da Prússia esbarrava também na resistência de Napoleão III da França, que temia que a unificação política da Alemanha garantiria as condições necessárias para que esse país emergisse como potência europeia, rompendo o equilíbrio de poder no continente. Assim, vencer militarmente a França era condição essencial para a unificação alemã.

Bismarck, em uma demonstração de extrema habilidade diplomática, forjou uma situação que levou Napoleão III a declarar guerra contra a Prússia. Em 1869, o trono espanhol ficou vago, cabendo a coroa a um primo do kaiser Guilherme I, rei da Prússia. Napoleão vetou a indicação do nome de Leopoldo Hohenzollern para a sucessão espanhola, acusando a Prússia de estar tentando cercar a França. Para precipitar um conflito entre França e Prússia, Bismarck alterou o texto de um despacho de Guilherme I ao embaixador francês. Tomado como insulto à França, foi a causa imediata da declaração de guerra de Napoleão III.

A Prússia venceu facilmente o conflito, e tal como fizera com a Áustria, impôs à França uma derrota humilhante. Além de ter de pagar uma enorme indenização e entregar os ricos territórios da Alsácia e da Lorena aos alemães, os franceses foram obrigados a assistir à conclusão da unificação da Alemanha, com a coroação do kaiser Guilherme I, em seu próprio país. Guilherme foi coroado imperador da Alemanha na Sala dos Espelhos do Palácio de Versalhes, fundando assim o Segundo Reich Alemão.

respondido por: Maynu0o0
1

Resposta:

Esta atitude imperialista foi, na maioria dos casos, precedida de movimentos ... É neste contexto que se dá a unificação da Itália, em 1870, e da Alemanha, em 1871. ... Em consequência, a Áustria perdeu o Véneto para a Itália e teve de pagar uma contribuição monetária à Alemanha.

Perguntas similares