Até que ponto deve ir a dedicação do funcionário fora do expediente de trabalho? Para responder a esta pergunta devemos olhar a cultura de cada país. Observe a opinião de brasileiros, japoneses, chineses e suecos.
Brasileiros aceitam tratar de trabalho fora do expediente, diz pesquisa
68% não se importam em resolver problemas em seu tempo livre.
Maioria acredita que o empregador espera disponibilidade fora do escritório.
Dividir o tempo entre trabalho e vida social é um dos dilemas profissionais da atualidade. Com o aumento do uso da internet em dispositivos móveis, o envio de e-mails e o uso de aplicativos de mensagens, se tornaram mais comuns fora do horário do trabalho. Mas os trabalhadores gostam disso?
CELL
Maioria dos profissionais não se importam em resolver temas do trabalho durante a folga
(Foto: Reprodução/ TV TEM)
Pesquisa da Randstad, empresa multinacional de recursos humanos, apontou que 68% dos brasileiros não se importam em resolver temas do trabalho durante seu tempo livre. Globalmente, o índice foi de 56%. Na Índia, o percentual chega a 76%. Os dados mostram que ocupar os momentos de folga com e-mails e telefonemas do trabalho está se tornando cada vez mais comum e até mesmo aceito pela maioria. Os japoneses são os que mais delimitam o horário entre o privado e o profissional, uma vez que apenas 35% responderam positivamente ao estudo.
Do total de profissionais ouvidos pela pesquisa, 57% acreditam que seus empregadores esperam que eles estejam disponíveis também fora do escritório. No Brasil, esse número sobe para 58%. Os chineses, com 89% e os suecos, com 40%, são os dois polos que aparecem nesta parte do levantamento.
A respeito dos elementos contidos na reportagem, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. É preciso questionar a utilidade de uma pesquisa como essa já que é possível fazer poucas inferências a partir destes números.
b. Países com um alto desenvolvimento tecnológico são os que mais se dispõem a trabalhar fora do horário de trabalho.
c. Executar funções fora do horário de trabalho tem se tornado cada mais comum. Com o avanço de tecnologias de comunicação é possível que esta média tenda a aumentar com o tempo.
d. Segundo a reportagem, brasileiros gostam de trabalhar fora do horário de trabalho.
e. Chineses e indianos mantém médias muito maiores do que brasileiros de pessoas que não se importam em trabalhar fora do horário de trabalho. Essa é a razão pela qual suas economias crescem mais do que a brasileira.
Respostas
respondido por:
23
Executar funções fora do horário de trabalho tem se tornado cada mais comum. Com o avanço de tecnologias de comunicação é possível que esta média tenda a aumentar com o tempo. ( correta )
thaiskerbertk:
Correta =D
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás