Respostas
Presentes nas células diploides, são similares e se relacionam com os genes alelos .Cromossomos homólogos são os pares de cromossomos herdados do pai e da mãe que possuem informações genéticas semelhantes, assim como comprimento, estrutura, quantidade, localização de genes e centrômeros também similares.
Outra característica dos cromossomos homólogos é que são encontrados em células diploides (2n) e apesar das semelhanças, são originados de alelos diferentes. Os genes ocupam o mesmo lócus gênico e estão relacionados à determinação das características dos seres vivos. Para compreender as particularidades dos cromossomos homólogos, é importante entender o que são cromossomos, sua estrutura e seus tipos. Confira:
Cromossomos
Os cromossomos são estruturas formadas por DNA, que por sua vez são compostas por vários genes e outros nucleotídeos (DNA e RNA). São encontrados em todas as células e cada qual possui funções específicas.A estrutura de um cromossomo é constituída de um filamento de DNA em formato de espiral, que é envolto por uma substância proteica denominada matriz. Além disso, compõem as demais partes de um cromossomo:
- Cromômeros: são formações granuladas espalhadas pelo cromossomo.
- Cromatídeos: é cada um dos dois filamentos de DNA originados a partir da duplicação de um cromossomo.
- Centrômero: local onde as cromátides-irmãs entram em contato, ou seja, é a região que divide o cromossomo em dois braços.
- Satélite: local que possui material cromossômico separado do cromossomo por uma constrição secundária.
- Zona SAT: é a região que se relaciona com a formação do nucléolo na telófase (fase da mitose onde os cromossomos realizam a desespirilização).
- Telômeros: são estruturas localizadas nos extremos dos cromossomos, constituídas por fileiras repetitivas e possuem a importante função de proteger o DNA.
Tipos de cromossomos
Os cromossomos são classificados de acordo com a posição dos centrômeros da seguinte forma:
- Metacêntrico: os dois braços dos cromossomos possuem o mesmo tamanho, pois o centrômero fica na posição mediana.
- Acrocêntrico: o centrômero fica localizado mais próximo de um dos extremos e, por conta disso, um dos braços fica maior que o outro.
- Telocêntrico: o centrômero se posiciona em uma das extremidades e o cromossomo passa a ter apenas um braço.
- Submetacêntrico: o centrômero fica um pouco deslocado da região mediana e os braços ficam em tamanhos diferentes.
Cromossomos humanos
Os humanos são formados por 23 cromossomos herdados da mãe e 23 cromossomos do pai. Dos 46 totais, 44 são autossomos, que são aqueles encontrados em todas as células somáticas e relacionam-se com características comuns aos sexos feminino e masculino. Os outros dois são os cromossomos sexuais – “X” feminino e “Y” masculino.
Todos esses cromossomos (22 pares autossomos e 1 par sexual) são homólogos e possuem relação com os genes alelos, que determinam as características físicas.
Ocorrência dos cromossomos homólogos
Os cromossomos homólogos passam a existir durante a meiose, uma das etapas da divisão celular, quando as células se replicam para regenerar o tecido humano. Os cromossomos possuem o mesmo tamanho e informação genética dos seus predecessores e são, portanto, homólogos.
É durante o processo de meiose que os cromossomos homólogos se alinham e pode ocorrer a recombinação entre cada um dos pares, responsável pela diversidade biológica entre os seres.
Na mitose o processo é diferente, pois as divisões celulares que ocorrem após o surgimento de uma célula-ovo, produzidos por meio da reprodução sexuada, não são geneticamente iguais, portanto, não são cromossomos homólogos.