Respostas
Resposta:
SOBRE A EXPOSIÇÃO
Inventor, artista, cientista, engenheiro, arquiteto, músico… Leonardo da Vinci foi um gênio em todos os sentidos da palavra. Em comemoração aos 500 anos do legado de Leonardo, a exposição itinerante mais abrangente já organizada sobre o artista estreou em novembro de 2019, na abertura do MIS Experience, novo espaço do Museu da Imagem e do Som.
Concebida pela australiana Grande Exhibitions, criada em parceria com o Museo Leonardo da Vinci, em Roma, e com o apoio de diversos especialistas e historiadores da Itália e da França, a mostra é considerada a investigação mais completa e detalhada sobre o trabalho de Da Vinci e revela o alcance de toda sua genialidade.
Em nove áreas temáticas, os visitantes têm a oportunidade de conhecer o alcance de toda a genialidade de leonardo da Vinci por meio de cerca de 100 obras exclusivas, incluindo máquinas e reproduções em tamanho real das obras de arte renascentista de Da Vinci, protótipos de seus projetos aéreos e civis, instrumentos musicais, óticos e para marcar o tempo, estudos de anatomia, entre outros. Na seção de projeções, cinco vídeos trazem a história de algumas das principais obras do pensador, como o desenho do Homem Vitruviano e a pintura A última ceia.
A exposição conta com audioguia que pode ser baixado e acessado pelo celular do visitante, que também pode levar seus próprios fones de ouvido. É uma vivência divertida, educativa e inspiradora para pessoas de todas as idades e interesses, sejam elas amantes de arte e da história ou ainda aquelas que pela primeira vez terão a oportunidade de conhecer a mente do homem que lançou as bases para algumas das invenções mais notáveis da sociedade moderna, como o helicóptero, o automóvel, o submarino, o paraquedas e a bicicleta
LEONARDO DA VINCI E SUAS PRINCIPAIS OBRAS
Leonardo da Vinci (1452-1519) foi uma das mentes mais geniais que o mundo já teve. Apesar de ser mais conhecido pelas suas pinturas, ele também exercia atividades como cientista, matemático, inventor, engenheiro, botânico, poeta e músico.
Não há assim tantos registros de sua vida e, em termos de quadros, por exemplo, cerca de apenas vinte ainda restam espalhados pelo mundo. Neste artigo, faremos uma breve viagem pela vida deste homem que revolucionou a história de várias formas.
As obras iniciais de Leonardo da Vinci
Pouco se sabe da infância e adolescência do mestre. Apenas que foi filho de uma relação ilegítima, e viveu muito pouco com a mãe, sendo desde os cinco anos sustentado pelo pai, um tabelião. O seu sobrenome, da Vinci, é apenas o nome da cidade italiana em que nasceu.
Aos quatorze anos Leonardo já vendia pequenas pinturas. Aos dezesseis, passou a ser aprendiz do pintor Andrea del Verrocchio, em Florença, na Itália. Poucos anos depois, quando tinha vinte e poucos anos, é que se tem notícia do seu primeiro quadro famoso. Não se sabe exatamente o que Leonardo pintou nesta obra, mas historiadores contam ser o anjo que segura um pedaço de roupa e o pássaro acima da cabeça Jesus
"Anunciação", exposta na Galleria Degli Uffizi, Florença, Itália;
"Mona Lisa", considerado o quadro mais conhecido do mundo, exposto no Museu do Louvre, em Paris, França;
"Homem Vitruviano", uma gravura exposta na Gallerie dell'Accademia em Veneza, Itália;