Respostas
Resposta:
Fundamentalmente três grandes grupos étnicos, o indígena, negro africano e o branco europeu, principalmente o português, entraram na formação da sociedade colonial brasileira.
Os portugueses que vieram para o Brasil pertenciam a várias classes sociais em Portugal. A maioria era formada por elementos da pequena nobreza e do povo.
Também é preciso ter em conta que as tribos indígenas tinham línguas e culturas distintas. Algumas eram inimigas entre si e isto era usado pelos europeus quando desejavam guerrear contra os portugueses.
Da mesma forma, os negros trazidos como escravos da África possuíam crenças, idiomas e valores distintos e não constituíam um povo homogêneo. No entanto, tudo isso foi sendo absorvido pelos portugueses e indígenas.
No Brasil Colônia, o engenho era o centro dinâmico de toda a vida social. Isso possibilitava o “senhor da casa grande” concentrar em torno de si, grande quantidade de indivíduos e ter a autoridade máxima, o prestígio e o poder local.
Em torno do engenho viviam os mulatos, geralmente filhos dos senhores com negras escravizadas, o padre, os negros escravizados, o feitor, o mestre do açúcar, os trabalhadores livres, etc.
Isso é tudo, escolhe o melhor parágrafo ou resume, boa sorte, espero ter ajudado!
Explicação:
O Brasil nesse período era o Brasil Colonial (1500-1808). De 1500 até 1530, foi explorado os povos nativos (os indígenas). No início de 1530, a Coroa Portuguesa implanta o Governo Geral, que dava total controle das colônias.
Ainda na mesma década, Tomé de Souza começou a estabelecer uma economia mais viável, tais como os engenhos de açúcar e a mão de obra escrava (indígena e africana) nas plantações. A exploração interna da Capitania de São Paulo conhecidas como Bandeiras e Entradas, finaliza o primeiro eixo da formação da sociedade colonial: Economia Açúcareira, Sistema Escravista e Exploração Interna do País.