Respostas
Explicação:
a) Para um resistor Ohmico (cuja a resistência é constante), podemos inferir que a corrente (I) é igual a tensão (U) vezes uma constante c (que equivale a 1/R). Dessa forma podemos escrever que:
I(U) = c*U
Como estamos considerando a resistência constante o valor de c será o mesmo para qualquer valor de U. Observando a equação acima notamos que ela segue o modelo de uma função afim:
y(x) = c*x
Sabemos que o gráfico de uma função afim é uma reta, logo gráficos de corrente em função da tensão para matérias com resistência constante deverão ser retas como é o caso apresentado na questão. Dessa forma é correto afirmar que os condutores A, B e C apresentam resistências constantes na faixa de tensão presente no gráfico.
b) Sabemos que a potência (energia consumida/fornecida por tempo) de um sistema elétrico pode ser dada pela seguinte equação:
P = U*I
Observando o gráfico vemos que a corrente circulando pelo condutor C quando aplica-se uma tensão de 10V é de 100mA. Com isso temos que a potência desse sistema será:
P = 10*100*10^(-3)
P = 10*0,1
P = 1W
Logo temos que o condutor C consome 1 Joule de energia a cada segundo. Sabendo que 15 minutos possuem 900 segundo e energia dissipada pelo condutor em 15 minutos é de 900J, logo o gerador deverá fornecer para o sistema 900J de energia em 15 minutos.