1. Faça uma pesquisa sobre a Filosofia da Idade Média e escreva um pequeno texto
intitulado RESUMO DE FILOSOFIA MEDIEVAL. Nesse resumo, diga o que
é filosofia medieval e cite pelo menos dois pensadores desse período.
errei a matéria, é filosofia. mais ajudem aê:(
Respostas
RESUMO DE FILOSOFIA MEDIEVAL
O que é a filosofia medieval:
A filosofia medieval é toda filosofia desenvolvida na Europa durante a idade média (período compreendido entre a queda do império romano no século V até a renascença do século XVI).
A filosofia medieval é considerada um processo de recuperação da antiga cultura filosófica desenvolvida na Grécia e em Roma durante o período clássico. esse processo, somado a necessidade de abordar os problemas teológicos da época deu origem as primeiras vertentes da filosofia medieval.
Considerando que a idade média foi marcada pela forte influência da igreja católica, os termos enfrentados pelos filósofos medievais tinham relação com a fé e a razão, a existência EA influência de Deus e os propósitos da teologia e da metafísica.
Tendo em vista o caráter predominantemente teológico da filosofia medieval os pensadores eram, muitas vezes, membros da igreja e raramente se consideravam filósofos, uma vez que o termo ainda estava muito relacionado a filósofos pagãos como Aristóteles e Platão. contudo, o raciocínio teológico da época utilizavam muitos métodos e técnicas dos filósofos antigos para refletir sobre a doutrina cristã. assim, é seguro afirmar que a filosofia medieval buscou adequar duas áreas distantes: a razão científica e a fé cristã.
Escolas da filosofia medieval
A filosofia medieval abordava essencialmente os problemas relacionados com a crença e influência de Deus para realidade. além do desenvolvimento natural de áreas como a lógica e ética as principais correntes filosóficas da época foram a teologia, metafísica e filosofia da mente.
Principais Filósofos medievais
Na idade média, poucos pensadores se consideravam filósofos e eram, na maioria membros da igreja. Entre os pensadores mais influentes da época estão:
SANTO AGOSTINHO
Por toda sua carreira literária, Agostinho explorou a Teoria da iluminação Divina. Para ele, a mente necessitava ser iluminada de fora, e todas as suas obras faziam afirmações categóricas sobre a necessidade da participação de Deus na vida humana.
SÃO TOMÁS DE AQUINO
Foi o responsável por conjugar a filosofia aristotélica com os ideais do cristianismo, dando origem ao chamado "Tomismo". As ideias de Tomás de Aquino foram tão influentes para o pensamento ocidental que grande parte da filosofia moderna tomou suas obras como ponto de partida.
JOÃO DUNS ESCOTO
Considerado um dos principais teólogos da época, Escoto ( ou Scotus ) desenvolveu a Teoria da Univocidade do ser, que afastava a distinção entre essência e existência proposta anteriormente por Tomás de Aquino. Para Escoto, é impossível que se conceba qualquer coisa sem que isso implique na sua existência.
João Duns Escoto foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 1993.
GUILHERME DE OCKHAM
Guilherme de Ockham foi um teólogo e frade franciscano considerado precursor do nominalismo.
Ockham, entre outras ideias, negava a existência de objetos abstratos e dos chamados universais, conceito oriundo da metafísica que define tudo o que está presente em diversos lugares e momentos distintos, como cores, sensações térmicas, etc.
* Eu coloquei quatro pensadores, você pode colocar os quatro ou somente dois fica ao teu critério...