Respostas
- Insônia.
- Ansiedade.
- Perda de peso.
- Dependência e vício.
- Desidratação.
- Tremores.
- Aumento da frequência cardíaca e pressão sanguínea.
- Aumento do risco de derrame, ataque cardíaco e arritmia cardíaca.
Resposta:
Em parceria com a USADA, ABCD publica vídeos e textos sobre os efeitos nocivos das drogas para melhora de desempenho.
Com toda informação, atenção e debate sobre drogas para melhora de desempenho no esporte (ou PEDs, na sigla em inglês para performance-enhancing drugs), muitas pessoas querem entender melhor como essas substâncias afetam o corpo humano.
É um tema de importante preocupação para atletas e, assim sendo, a Agência Antidopagem dos Estados Unidos (USADA) e a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), bem como outras organizações antidopagem ao redor do mundo, definiram os PEDs como drogas que têm a habilidade ou potencial para alterar drasticamente o corpo humano e algumas de suas funções biológicas, incluindo a habilidade de melhorar considerável o desenvolvimento atlético em certas instâncias.
Essas drogas, no entanto, podem ser extremamente perigosas e, em certas situações, mortais. O efeito negativo que tais substâncias podem trazer ao corpo humano motivou a USADA a alertar os atletas para que nunca façam o uso de PEDs. A agência norte-americana publicou em sua página uma série de vídeos e textos que mostram os efeitos nocivos dos PEDs para a saúde e a ABCD obteve autorização para reproduzir o material no Brasil.
Os PEDs incluem uma série de substâncias, compostos e métodos e, além dos vídeos (em inglês e com legendas em português) que detalham os danos à saúde, os textos classificam as substâncias e seus efeitos nocivos tanto fisiológicos e psicológicos quanto por gênero. Esses textos fornecem, ainda, respostas para questões comuns sobre métodos incluídos na Lista de Substâncias Proibidas da Agência Mundial Antidopagem (AMA) como a dopagem sanguínea.
Além disso, os textos fornecem informações que dizem respeito ao uso legítimo dessas substâncias e quando estes compostos são utilizados indevidamente. Nesses casos, o uso constitui uma violação ética das regras da AMA tanto por parte do usuário quanto pelo fornecedor.
Explicação: