• Matéria: Física
  • Autor: suzanysouza955
  • Perguntado 5 anos atrás

Introdução: A Diversidade social é difícil de entender, principalmente numa sociedade tão complexa e dinâmica como a nossa, com regras, normas, conflitos e desigualdades. Hoje, as relações sociais são cada vez mais medidas pelo consumo. Como indivíduos, somos seres muito especiais, temos desejos, objetivos, sonhos que buscamos realizar ao longo de nossas vidas. Como cidadãos, temos direitos e responsabilidades, já que vivemos em coletividade dependendo uns dos outros.

IMPOSTOS, TAXAS, CONTRIBUIÇÕES – O Imposto é um tributo obrigatório cobrado pelo governo. Isso quer dizer que é um valor que você paga e contribui para custear as despesas administrativas do Estado. ... Mas se você pensar melhor, sem a cobrança de impostos nenhum país no mundo conseguiria devolver serviços e benefícios para população. O não pagamento desse imposto pode gerar multas e até punição legal.
Ao olhar por esse lado até parece algo ruim. É como se você estivesse investindo no governo para que ele possa cuidar dos seus serviços básicos (saúde, educação, segurança, moradia, transporte público).
Impostos federais
*** II (Imposto sobre Importação). Se você traz mercadoria de fora do país;
*** IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Incide sobre empréstimos, financiamentos e outras operações
financeiras, e também sobre ações;
*** IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Cobrado das indústrias;
*** IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Incide sobre a renda do cidadão;
*** IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica). Incide sobre o lucro das empresas;
*** IPTR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural).
*** CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico). É cobrado sobre petróleo e gás natural e
seus derivados, e sobre álcool combustível;
*** COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). Cobrado das empresas;
*** CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido). Cobrança feita em cima do valor líquido da renda,
antes da declaração do IR.
Impostos estaduais
*** ICMS que incide também sobre o transporte interestadual e intermunicipal e telefonia;
*** IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores): incide sobre os proprietários de veículos,
devendo ser pago anualmente.
*** ITCMD sobre a (Transmissão Causa Mortis e Doação). Incide sobre herança. Caso você receba herança de
algum parente.
Impostos municipais
*** Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU);
*** Imposto Sobre Serviços (ISS). Cobrado das empresas;
*** Imposto sobre Transmissão de Bens Inter Vivos (ITBI). Incide sobre a compra e venda de imóveis.

É muito comum ocorrer confusão entre o que é um imposto, uma taxa ou contribuição. Todos eles são tributos cobrados por entes públicos (município, estado ou união), e servem para custear toda a máquina pública. (os tributos são pagamentos obrigatórios, previstos em lei, com base em um fato gerador, no caso dos impostos, taxas e contribuições de melhoria). Esse fato é justamente alguma situação, a partir da qual, o contribuinte passa a ter que pagar o tributo.
“onde há uma sociedade, há um direito”. E para que uma sociedade funcione, não haja confusão, baderna, caos etc. é preciso a existência de normas, de regras, de leis, sejam elas escritas ou não, costumeiras ou positivadas, que regulem toda convivência dessa sociedade. Para que as normas sejam cumpridas, o ser humano necessitou de uma entidade com força superior para fazê-las valer: O ESTADO.
O ente estatal constituído buscará atender a expectativa da sociedade, como melhor qualidade de vida, segurança, saúde, desenvolvimento, dentre outros objetivos econômicos, políticos e sociais. Para tanto, necessitará de recursos financeiros, que são, em sua maior parte, advindos da atividade de arrecadação.
É preciso que os indivíduos forneçam ao Estado os recursos de que necessita, para realização dos objetivos propostos nas campanhas políticas. Por isso a necessidade do povo pagar os tributos como forma de manutenção do Estado.
*******************************************************************************
Atividade: (Copiar somente as questões e responder)
1) – O que é um imposto?
2) – Explique o que é um IPVA e a quem se destina?
3) – Após ler o texto, escreva uma explicação para o slogan “onde há uma sociedade, há um direito”.
4) – Não sabendo o que é IPI, um candidato à Contabilidade foi reprovado. Procure no texto e escreva o certo.​

Respostas

respondido por: jhonathabaima
0

1)Como o próprio nome já indica, é algo que é obrigado. O Imposto é um tributo obrigatório cobrado pelo governo. Isso quer dizer que é um valor que você paga e contribui para custear as despesas administrativas do Estado.

2) O imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) é um imposto brasileiro que incide sobre a propriedade de veículos. ... Os contribuintes deste imposto são os proprietários de veículos automotores. A alíquota utilizada como referência é determinada por cada governo estadual, com base em critério próprio.

3) No mundo em que vivemos percebemos que os indivíduos são diferentes, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura e outros.

Os aspectos mais simples para constatarmos que os homens são diferentes são: físicos ou sociais. Constatamos isso em nossa sociedade pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeados de coisas luxuosas e com mesa muito farta todos os dias enquanto outros não sequer o que comer durante o dia.

Por isso vemos que em cada sociedade existem essas desigualdades, elas assumem feições distintas porque são constituídas de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais próprios de cada sociedade.

espero ter ajudado a última eu não sei !

Perguntas similares