Respostas
Resposta:
São as cidades que não costumam extrapolar comercial e economicamente as suas relações para além do território de seus países. Cidades como Porto Alegre e Belo Horizonte são exemplos de metrópoles nacionais, pois concentram suas forças econômicas apenas para o Brasil.
Explicação
Metrópole é o termo que designa a capital ou principal cidade de um determinado país, estado ou província. As metrópoles têm como característica principal a influência, seja ela social, econômica ou cultural, sobre as demais cidades da região.
O conjunto de cidades em volta de uma metrópole é chamado de região metropolitana. Esta região é composta por todas as demais cidades conectadas fisicamente a "cidade-mãe", proporcionando uma troca constante fluxo de pessoas e serviços. Esta formação é conhecida como conurbação.
Etimologicamente, a palavra metrópole é composta por dois elementos em grego: metro, que vem de metér, metrós e significa "mãe". E polis, que é "cidade". Metrópole é, portanto, a cidade mãe.
Em termos históricos, a palavra metrópole era usada para falar das nações europeias em relação às suas colônias nos novos continentes.
As metrópoles pode ser organizadas de acordo com a hierarquia e seus níveis. Esta classificação depende da complexidade das ligações e da rede com a qual a cidade está relacionada.
"Cidade global" e "megacidade" são termos relacionados à forte urbanização que vem ocorrendo no mundo. No entanto, embora estejam relacionados um ao outro, não podem ser confundidos, pois designam realidades diferentes.
O termo "megacidade" refere-se a cidades muito grandes em termos populacionais, não considerando outros aspectos desses centros urbanos. Expressa, portanto, um aspecto estritamente quantitativo.
O termo "megacidade" surgiu em meados da década de 1990, quando especialistas da ONU (Organização das Nações Unidas) observaram que algumas cidades estavam aumentando seus contingentes populacionais de forma muito mais acentuada do que outras, em especial nos países subdesenvolvidos. Diante desse fenômeno, usaram o termo para caracterizar esse grupo de cidades, incluindo nesse conjunto os centros urbanos que tivessem um número de habitantes igual ou superior a 10 milhões.
Segundo dados divulgados pela Divisão de População da ONU, em 2000 existiam 23 megacidades no planeta.