Respostas
Resposta:
Coroas (Peso Líquido) (1981)
Quem conhece um pouco da obra de Basquiat sabe que a coroa de três pontas é um elemento que se repete incontáveis vezes.
Normalmente lida como um símbolo de poder e riqueza, ligada à realeza branca, ela ganha outra conotação nas suas pinturas. Neste contexto, pode ser entendida como um sinal de autoridade ou valor artístico.
O quadro apresenta várias cabeças coroadas que parecem estar dentro de uma pilha de caixas. Uma delas, contudo, carrega uma coroa de espinhos, numa referência a Cristo, que remete para a ideia de sacrifício.
As flechas espalhadas pela tela, em diversas direções, representam Oxóssi (Òsóòsì), uma divindade da religião iorubá que governava a caça. Esta parece ser uma metáfora para a busca incessante de Basquiat pelo sucesso.
"Peso líquido" é algo que costuma ser anunciado nos produtos, determinando a relação entre a quantidade e o valor monetário de alguma coisa. Em Coroas, o subtítulo confirma que esta obra é um comentário sobre a vida e, sobretudo, a arte.
Na sua visão, é preciso sofrer e se sacrificar para alcançar a fama. Aqui, parece haver uma reflexão do artista, sobre seu próprio trabalho e percurso. Fica patente a impressão de que está "se vendendo", que virou uma mercadoria também.
Explicação passo-a-passo: