Leia os textos a seguir e depois responda às perguntas que seguem.
TEXTO 2
Lei contra estrangeirismos, proposta por Aldo Rebelo, é aprovada na CCJ
Redação Portal IMPRENSA | 13/12/2007
Nesta quinta-feira (12), um projeto de lei proposto pelo deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que busca promover, defender e proteger a língua portuguesa, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.
De acordo com Rebelo, as muitas expressões estrangeiras utilizadas no Brasil dificultam, muitas vezes, a comunicação dos brasileiros. Segundo o projeto proposto, toda a vez em que for usada uma palavra estrangeira para uma comunicação ao público, o emissor da mensagem deve disponibilizar a tradução em português. Tal regra seria válida para os meios de comunicação de massa, informações em estabelecimentos comerciais e também para a publicidade.
Além disso, Rebelo defende que existam comissões para que sejam sugeridas expressões em português para as estrangeiras normalmente usadas, especialmente nas áreas científicas e tecnológicas.
Após a leitura dos textos acima e a reflexão a partir da temática proposta por eles, responda às seguintes perguntas em texto corrido (sugestão: um parágrafo para cada resposta):
a) No último quadrinho da tira, o que significa “a língua da gente” na visão da personagem e o que o termo “living” tem a ver com essa língua?
b) As visões da personagem Mafalda e do ex-deputado federal Aldo Rebelo são parecidas, complementares ou conflitantes? Justifique.
c) Com relação à visão do ex-deputado sobre o uso dos estrangeirismos, pesquise e escreva com suas palavras o que pensaram os linguistas quando da apresentação do projeto citado acima à Câmara dos Deputados.
Respostas
a- Quando é mencionado no texto a expressão "língua da gente" a mesma, se refere ao idioma nativo de uma pessoa. Na visão da personagem, o termo não tem nada haver com o seu idioma, gerando confusão.
b- Sim, a visão da personagem e do ex-deputado são semelhantes. Afinal, os mesmos compreendem que o uso de termos estrangeiros na literatura e dia a dia no Brasil, geram confusão na hora de interpretar um texto ou fala.
c- A lei do ex-deputado foi aprovada. Os linguistas entenderam que o uso abusivo de termos estrangeiros, feriria o patrimônio cultural brasileiro, que é a língua portuguesa.
Resposta:
a) No último quadro a Mafalda refere-se a língua nativa. Na visão da personagem, o termo não tem nada haver com o seu idioma, gerando confusão.
b) As visões da Mafalda e do ex-deputado Federal Aldo Rebelo são similares, pois a apropriação cultural está presente nos dois textos apresentados. A Mafalda refere-se a forma que a mãe fala com ela sobre a “sala de estar” em outra língua. O ex-deputado Federal Aldo Rebelo defende o uso continuo da língua portuguesa, muitas expressões estrangeiras utilizadas no Brasil dificultam, muitas vezes, a comunicação dos brasileiros, o projeto proposto por Aldo Rebelo é para a comunicação com o público seja traduzida para a língua nativa brasileira.
c) A lei do ex-deputado foi aprovada. Os linguistas entenderam que o uso abusivo de termos estrangeiros, feriria o patrimônio cultural brasileiro, que é a língua portuguesa.
Explicação: