Respostas
Resposta:
Paráfrase
Na paráfrase, a intertextualidade incide na temática. Grosso modo, aqui é utilizado um texto fonte em que a ideia central é reafirmada em um novo conteúdo, com estrutura e estilo próprio.
Paródia
Já na paródia ocorre a alteração da temática do texto base de maneira que a ideia expressada nele seja contrariada. Para isso, são utilizados tons de ironia e sátira, geralmente para evidenciar a crítica e a reflexão por meio de um momento de usufruição e gracejo.
Referência ou alusão
Na referência ou alusão, a intertextualidade não ocorre de maneira direta, pois são usadas características secundárias do texto fonte. Esse tipo costuma ser empregado em conteúdos cujo objetivo é oferecer uma sugestão ou alusão a um acontecimento, personagem etc.
Epígrafe
A epígrafe é o uso de um texto fonte na introdução de um novo conteúdo. Essa técnica é muito usada em trabalhos acadêmicos, por exemplo, inserindo-se frases ou trechos de pensamentos que servem de apresentação do conteúdo que virá a seguir.
Pastiche
O pastiche ocorre quando se reproduz traços do estilo ou técnicas específicas presentes no texto base (geralmente relacionadas ao seu autor), sem a intenção de criticá-los ou satirizá-los. Esse tipo de intertextualidade é bastante comum em músicas e imagens.
Citação
A citação é um recurso muito usado no meio jornalístico, pois tem a finalidade de proporcionar credibilidade ao novo texto. Por isso, inclusive, costuma ser feita de forma direta, reproduzindo trechos do texto fonte. Nesses casos, a referência precisa ser destacada com aspas e constar a identificação do seu autor.