oque foi partilha da africa quais foram seus objetivos e quais herança dessa partilha para vida econômica e social e política desse continente
Respostas
Resposta:
A Partilha da África é o nome pelo qual ficou conhecida a divisão do continente africano durante o século XIX e que finalizou com a Conferência de Berlim (1884-1885).
como ocorreu ?
Países como Portugal já se encontravam no continente desde o século XVI. Utilizavam a África como fornecedor de mão de obra escrava, num comércio lucrativo em que participavam Inglaterra, Espanha, França e Dinamarca.
A expansão europeia para o continente africano, no século XIX, foi justificada para a opinião pública como a necessidade de “civilizar” este território.
No século XIX, existia a crença na superioridade de raças e de civilizações. Teorias como o Positivismo, de Auguste Comte e o Darwinismo Social, corroboravam esta ideia.
Assim, era necessário fazer com o que os africanos “atrasados”, segundo os moldes europeus, fossem civilizados.
quais eram seus objetivos?
A Conferência de Berlim (1884-1885) consistiu num acordo que tinha como objetivo reconhecer as fronteiras dos territórios já ocupados e estabelecer as regras sobre as futuras ocupações no continente africano.
as demandas econômicas (matérias-primas, mercado consumidor e mão de obra) tornaram-se acirradas. Essa disputa lançou as principais potências europeias a outras regiões, sobretudo aos continentes asiático e africano, com o objetivo de satisfazer essas necessidades.
Explicação:
espero ter ajudado ;)
1. O que foi a Partilha da África, quais foram seus objetivos e quais as heranças dessa partilha para a vida econômica, social e política desse continente?
R: A Partilha da África foi a proliferação de reivindicações europeias conflitante ao território africano ou seja foi a divisão desse território para os europeus.
Seu objetivo foi estabelecer um acordo pacífico e "amigável" para a disputa por território entre países europeus.
Suas heranças foram imensas extensões de terra além de minas de ouro e de diamantes.