Imagine você em 1986, regime de ditadura militar. Você e sua família não tinham direito à saúde. Nessa época só podiam acessar a saúde os trabalhadores que contribuíam para o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). Então, você fica sabendo que um grupo de trabalhadores, que se chamavam sanitaristas, está divulgando uma Conferência de Saúde em que você pode participar. Pela primeira vez na história o movimento social teria espaço de discussão. Essa foi a VIII Conferência Nacional de Saúde, de 1986, que contou com 4 mil cidadãos brasileiros.
Nesse cenário:
A. Qual é a sua opinião sobre a prinicpal reivindicação dessas pessoas?
B. Descreva quais foram as prioridades, que mais tarde vieram a se constituir como pilares da Reforma sanitária, elencadas nessa Conferência.
Respostas
respondido por:
3
Padrão de resposta esperado
A. A principal reivindicação da população era o acesso igualitário e universal aos serviços de saúde. A população queria que todo e qualquer cidadão pudesse ser atendido pela saúde pública.
B. O relatório final da VIII Conferência Nacional de Saúde (1987) destaca os pilares constitutivos da Reforma sanitária, sendo eles:
ampliação do conceito de saúde;
reconhecimento da saúde como direito de todos e dever do Estado;
criação do SUS;
participação popular;
constituição e ampliação do orçamento social.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás