Preciso entregar esse trabalho amanhã , podem me ajudar a fazer esses exercícios por favor estou um pouco atrasada nos trabalhos, enquanto isso vou fazer as outras questões.
Respostas
3.1 - Os resultados apontam que:
Eritrócitos (hemácias) estão abaixo do valor mínimo de referência (3,12 < 4,2);
Leucócitos estão num valor acima do máximo de referência (17.000 > 10.800);
Plaquetas estão dentro do intervalo esperado ( > 150.000 e < 350.000)
3.2 - Eritrócitos em menor quantidade podem indicar anemia;
Leucócitos em maior quantidade podem indicar alguma infecção;
3.3 - Para atestar os resultados, os exames geralmente são repetidos. Confirmando, exames mais específicos podem ser feitos (embora eles já complementem o exame inicial de hemograma): hematócrito, volume corpuscular médio, série leucocitária (como há vários tipos de leucócitos, a indicação de quais estão com o valor alterado ajuda no diagnóstico), etc. Em caso de infecção, exames complementares de urina, fezes, liquor ou secreções podem detectar o agente microbiano causador e orientar a medicação.
4.1 - Para uma transfusão de sangue deve-se observar sempre se o tipo sanguíneo do doador é compatível com o tipo sanguíneo do receptor. O sangue recebido deve ser de um tipo que não provoque reação de aglutinação na circulação do receptor. O ideal é que doador e receptor sejam do mesmo grupo mas, em casos em que isso não seja possível naquele momento, existem algumas opções entre os grupos sanguíneos.
4.2 - Não. João é do grupo AB e pessoas desse grupo só podem ser receptores, nunca doadores. Isto porque o sangue AB possui os 2 aglutinogênios (A e B) que podem provocar aglutinação em qualquer outro tipo de sangue desse sistema (devido à presença de aglutininas no plasma sanguíneo, em todos os grupos). Como Mariana tem sangue tipo A, ela possui aglutininas anti-B em seu plasma e o sangue doado por João iria aglutinar na circulação dela (aglutinogênio B de João + aglutinina anti-B de Mariana = aglutinação).
4.3 Pessoas com sangue tipo A só podem receber sangue de outras do tipo A ou então de pessoas do tipo O (doador universal por não possuir aglutinogênios A ou B).
Espero ter ajudado.