Respostas
Resposta:
As principais características do Antigo Regime foram:
- Absolutismo: forma de governo totalmente concentrada na figura do rei. Este exercia seu poder sem utilizar os métodos democráticos, impondo sua própria vontade na elaboração e aplicação das leis. Grande parte dos recursos arrecadados com impostos era utilizada para manter os gastos e o luxo da corte.
- Mercantilismo: o estado tinha como objetivos a obtenção de metais precisos (para fabricação de moedas), manutenção da balança comercial favorável, protecionismo alfandegário, acúmulo de riquezas nas mãos dos reis e ênfase no comércio marítimo.
- O Antigo Regime existiu, principalmente, na França, Inglaterra, Espanha, Portugal e Império Russo.
- Transmissão hereditária do poder (de pai para filho). Não havia eleição e nenhuma característica da democracia como vivenciamos hoje.
- Privilégios econômicos, sociais, políticos e tributários para os integrantes da nobreza e do clero.
- Repressão, muitas vezes violentas, a qualquer tipo de oposição ao regime monárquico ou ao poder do rei.
- Cobrança de elevados tributos e impostos das classes sociais mais baixas (principalmente dos camponeses).
- Exército forte e controlado pelo rei.
- Ausência total de liberdade de expressão.
- Justiça elaborada e aplicada pelo monarca (o rei representava o sistema judiciário).
- O rei tinha que ser tratado como uma espécie de representante de Deus na Terra.
- O rei influenciava na religião. Ocorreram vários casos de perseguições religiosas, promovidas pelo rei, contra aqueles que não seguiam a religião oficial do reino.
Resposta:
No Antigo Regime, a sociedade estava separada por camadas: clero (primeiro estado), nobreza (segundo estado), burguesia e camponeses (terceiro estado).Quando questões de interesse nacional precisavam ser discutidas, representantes dessa três classes podiam se reunir com o soberano. No antigo regime, ficou estabelecido o princípio monárquico. A monarquia estava rodeada de simbolismos e misticismos. Acreditava-se que a essência e a nobreza eram atributos imortais dos reis e permaneciam em suas gerações.