• Matéria: Filosofia
  • Autor: Soqueroresposta66
  • Perguntado 5 anos atrás

2 - (UEL 2006) “O que os homens querem aprender da natureza é como aplicá-la para dominar completamente sobre ela e sobre os homens. Fora isso, nada conta. [...] O que importa não é aquela satisfação que os homens chamam de verdade, o que importa é a operation, o procedimento eficaz. [...] A partir de agora, a matéria deverá finalmente ser dominada, sem apelo a forças ilusórias que a governem ou que nela habitem, sem apelo a propriedades ocultas. O que não se ajusta às medidas da calculabilidade e da utilidade é suspeito para o iluminismo [...] O iluminismo se relaciona com as coisas assim como o ditador se relaciona com os homens. Ele os conhece, na medida em que os pode manipular. O homem de ciência conhece as coisas, na medida em que as pode produzir.”
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a racionalidade instrumental em Adorno e Horkheimer, é correto afirmar:
a) A razão iluminista proporcionou ao homem a saída da menoridade da qual ele era culpado e permitiu o pleno uso da razão, dispensando a necessidade de tutores para guiar as suas ações.
b) O procedimento eficaz, aplicado segundo as regras da calculabilidade e da utilidade, está des- vinculado da esfera das relações humanas, pois sua lógica se restringe aos objetos da natureza.
c) A racionalidade instrumental gera de forma equânime conforto e bem estar para as pessoas na esfera privada e confere um maior grau de liberdade na esfera social.
d) A visão dos autores sobre a racionalidade instrumental guarda um reconhecimento positivo para setores específicos da alta tecnologia, sobretudo aqueles vinculados à informática.
e) Contrariando a tese do projeto iluminista que opõe mito e iluminismo, os autores entendem que há uma dialética entre essas duas dimensões que resulta no domínio perpetrado pela ra- zão instrumental.


Anônimo: gente quem precisar das respostas, pode me chamar no whats. não ESTOU COBRANDO DINHEIRO não, é noix rapaziada! meu whats é 319857587

Respostas

respondido por: blackodin52
485

Resposta:

a resposta e contrariando a tese do projeto iluminista que opõe mito e iluminismo, os autores entendem que há uma dialética entre essas duas dimensões que resulta no domínio perpetrado pela ra- zão instrumental

 

Explicação:


WARRENBUFFET1rick: Letra (e)
Anônimo: gente quem precisar das respostas, pode me chamar no whats. não ESTOU COBRANDO DINHEIRO não, é noix rapaziada! meu whats é 319857587
cat599: tá errado, é a E
flaviarochaoliveira: ue mas ele colocou foi a ´'e' mesmo gente
rennyferreiracombr: povo sonso,ele colocou a E,só vocês aprenderem a ler as alternativas
nurielyleandra: Obrigada ai seu moço
ksbsjzmdjxn: vlw mn
rafaelimaribeiro8: os cara vem procura resposta e ainda fica questionando
Anônimo: ne
RaulSousA1227: letra 0
respondido por: torres320
121

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a racionalidade instrumental em Adorno e Horkheimer, é correto afirmar que "Contrariando a tese do projeto iluminista que opõe mito e iluminismo, os autores entendem que há uma dialética entre essas duas dimensões que resulta no domínio perpetrado pela ra- zão instrumental." Por esse motivo, a resposta correta é o item e.

Dizemos que a "razão instrumental" é uma expressão utilizada para indicar o estado em que o sujeito  conhece, domina e controla a natureza e os seres humanos.

Assim, a ciência vai deixando de ser vista como uma maneira de obter conhecimento correto das coisas e se transforma  em um meio  de dominar, de demonstrar poder e de  explorar.

Dessa maneira, a racionalidade instrumental relaciona -se ao grau de exatidão usada para se alcançar determinados objetivos . Por esse motivo, está relacionada à análise do custo-benefício.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/929247

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares