1 Como Rousseau interpreta a propriedade privada?
2 Comente o contrato social no pensamento de Rousseau?
3 Por que o contrato social aprisiona o ser humano para Rousseau?
40 que é pacto social para Rousseau?
5 Elabore um comentário sobre o 3 paragrafo.
6 Elabore um comentário sobre o último paragrafo.
Respostas
Resposta:
1)O amor conjugal e o fraternal surgem nesse momento, segundo Rousseau. ... Assim, segundo Rousseau, as desigualdades entre os homens têm como base a noção de propriedade privada e a necessidade de um superar o outro, numa busca constante de poder e riquezas, para subjugar os seus semelhantes.
2)O contrato social para Rousseau é um acordo entre indivíduos para se criar uma sociedade, e só então um Estado, isto é, o contrato é um pacto de associação, e não de submissão. Este livro influenciou diretamente a Revolução Francesa e os rumos da história.
3)A partir de um acordo racional entre os homens, o famoso Contrato Social. O Contrato Social é um acordo com a finalidade de criar a sociedade civil e do Estado. ... Como todos aceitam a legitimidade desse Estado, obedecê-lo é como obedecer a si mesmo. Nessa sociedade domina a lei, e não a vontade política dos que governam.
4)A solução é dada pelo “Contrato Social”, segundo Rousseau (1973, p. 32), que escreveu: “Encontrar uma forma de associação que defenda e proteja contra toda força comum, a pessoa e os bens de cada associado e pela qual cada um, unindo-se a todos, apenas obedeça a si próprio, e se conserve tão livre quanto antes”.