4. 0 texto seguinte contém 10 erros históricos. ldentifica-os e reescreve o texto corretamente no teu caderno diário.
24
Em r9z8, Salazar passou a ocupar o cargo de ministro das Colónias. No final do primeiro ano do seu mandato, conseguiu equilibrar as finan- ças do país. Este êxito deu-lhe enorme prestígio, passando a servisto como o..Salvador da Nação». Defendeu um Estado fraco que assentava no re- forço do poder executivo, na existência de um único partido, no fim dos sindicatos livres e no imperialismo. Em 1932, foi nomeado presidente do Conselho. Emr933,foi aprovada a constituição do Estado Novo. Das instituições que ajudaram Sa- lazar a manter-se no poder, destacam-se a polícia política, que controlava os órgãos de comunicação social, e a censura, que perseguia, prendia e tortu- ravatodos os que se opunham aSalazar.
Salazar promoveu o socialismo: foram criados sindicatos nacionais, competindo ao chefe do Par-
lamento arbitrar as negociações entre os sindica- tos e as organizações dos patrões, os grémios. As greves foram permitidas. Criaram-se as Casas do Mar e as Casas dos Pescadores. A intervenção do Estado na economia procurava promover a inde- pendência para com o estrangeiro.
Através da construção de obras públicas, Sala- zar procurou criar as condições necessárias ao en- dividamento do país e fazer a propaganda do seu regime, quer em Portugal, quer no estrangeiro. Salazar considerava que as colónias eram parte integrante de Portugal. A nível económico, permi tiram não só fornecer produtos à indústria nacio- nal, mas também funcionar como mercados para escoar matérias-primas agrícolas e industriais ex- cedentários na metrópole.
Respostas
Resposta:
Leia a explicação
Explicação:
Em 1928, Salazar passou a ocupar o cargo de ministro das Colônias. No final do primeiro ano do seu mandato, conseguiu equilibrar as finan- ças do país. Este êxito deu-lhe enorme prestígio, passando a servisto como o..Salvador da Nação». Defendeu um Estado fraco que assentava no re- forço do poder executivo, na existência de um único partido, no fim dos sindicatos livres e no imperialismo. Em 1932, foi nomeado presidente do Conselho. Em 1933,foi aprovada a constituição do Estado Novo. Das instituições que ajudaram Salazar a manter-se no poder, destacam-se a polícia política, que controlava os órgãos de comunicação social, e a censura, que perseguia, prendia e torturavam todos os que se opunham a Salazar.
Salazar promoveu o socialismo: foram criados sindicatos nacionais, competindo ao chefe do Parlamento arbitrar as negociações entre os sindicatos e as organizações dos patrões, os grêmios. As greves foram permitidas. Criaram-se as Casas do Mar e as Casas dos Pescadores. A intervenção do Estado na economia procurava promover a independência para com o estrangeiro.
Através da construção de obras públicas, Salazar procurou criar as condições necessárias ao en- dividamento do país e fazer a propaganda do seu regime, quer em Portugal, quer no estrangeiro. Salazar considerava que as colônias eram parte integrante de Portugal. A nível econômico, permi tiram não só fornecer produtos à indústria nacio- nal, mas também funcionar como mercados para escoar matérias-primas agrícolas e industriais ex- cedentários na metrópole.