Quais são as cinco maiores atletas Brasileiras?
Respostas
Resposta:
Adhemar Ferreira da Silva. ...
Joaquim Cruz. ...
Robson Caetano. ...
Vanderlei Cordeiro de Lima. ...
Maurren Maggi. ...
Thiago Braz.
Atletas Masculinos:
Adhemar Ferreira da Silva
– O primeiro grande esportista nacional de atletismo nasceu em São Paulo, capital. Levou a primeira medalha de ouro em Helsinque, e repetiu o feito em 1956 em Melbourne, Austrália. Adhemar foi tricampeão pan-americano e com a melhor marca do evento ocorrido na Cidade do México, em 1955, com 16,56 m.
Joaquim Cruz
– Levou a medalha de ouro nos 800 m rasos dos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles, EUA. Ao ganhar, deu a volta olímpica com a bandeira brasileira, uma imagem que foi eterniza. A prova foi emocionante, pois Joaquim correu praticamente todo o circuito em 2º lugar, e deu um sprint final ultrapassando o britânico Sebastian Coe.
Robson Caetano
– Outro atleta recente do Brasil, Robson Caetano é carioca e é considerado o maior velocista do país. Possui três copas do mundo de atletismo nos 200 m rasos e o recorde sul-americano nos 100 m rasos. Levou a medalha de bronze nos 100 m rasos de Seul, Coréia do Sul, em 1988. Levou também o bronze nos 4×100 m livre em Atlanta, Estados Unidos, em 1996.
Vanderlei Cordeiro de Lima
– Atleta maratonista nasceu em Cruzeiro do Oeste, no Paraná. Venceu as maratonas de Tóquio, de 1996, São Paulo, de 2002, e ouro nos pan-americanos de Winnipeg, em 1999, e Santo Domingo, em 2003. Ficou conhecido por estar liderando a prova nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, quando foi atacado por Corneliu Horan, um padre irlandês.
Mesmo assim voltou a prova e terminou em terceiro, levando o bronze e, mais tarde, a medalha Pierre de Coubertin, por demonstrar superação e colocar o esporte acima da própria vitória.
Maurren Maggi
– Nascida em São Carlos, São Paulo, a saltadora foi a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha olímpica no atletismo. Com um impressionante salto de 7,04 m, levou logo o ouro no salto a distância em Pequim, China, em 2008. Ela detém também o recorde brasileiro e sul-americano na modalidade, que é ainda maior que o olímpico, de 7,26 m.
Atletas Femininas:
Aída dos Santos
– Foi a primeira mulher brasileira a participar de uma final olímpica. Nascida em 1937, foi campeã estadual, brasileira, sul-americana e pan-americana de salto em altura.
Amanda Nunes
– Amanda Nunes foi a primeira mulher a conquistar dois cinturões do Ultimate Fighting Championship (UFC): peso-galo e peso-pena.
Hortênsia
– Hortência Fátima Marcari é a maior pontuadora da história da Seleção Brasileira de Basquete, com 3.160 pontos marcados em 127 partidas oficiais, uma média de 24,9 pontos por partida. Ela disputou cinco mundiais e participou diretamente da conquista do ouro no Mundial de 1994 e da medalha de prata nas Olimpíadas de 1996. Em 2005, entrou para o Hall da Fama da modalidade, sendo a primeira brasileira a receber tal honra, ao lado de nomes como Michael Jordan, Larry Bird e Magic Johnson.
Jaqueline Silva e Sandra Pires
– A dupla de vôlei de praia fez história ao ganhar a primeira medalha de ouro do Brasil na história dos Jogos Olímpicos, em 1996, em Atlanta. Jaqueline já havia participado de duas Olimpíadas no vôlei de quadra, em Moscou (1980) e Los Angeles (1984), quando foi eleita a melhor levantadora. Já Sandra era jogadora de vôlei de praia desde os 17 anos.
Marta
– Eleita a melhor jogadora do mundo seis vezes pela Fifa, ela é a maior artilheira das Copas do Mundo de Futebol Feminino, com a marca de 17 gols, e a maior artilheira da história da Seleção Brasileira, com 117 gols – superando Pelé, que fez 95 gols.