2 - (UFPA) A realização de experiências com descargas elétricas em tubo de vidro fechado contendo gás
a baixa pressão produz os raios catódicos. Esses raios são constituídos por um feixe de
a) nêutrons.
b) partículas.
c) raios X.
d) prótons.
e) elétrons.
Respostas
Resposta:
e) elétrons.
Raios catódicos são feixes de elétrons produzidos quando uma diferença de potencial elevada é estabelecida entre dois eletrodos localizados no interior de um recipiente fechado contendo gás rarefeito.
Uma vez que os elétrons têm carga negativa, os raios catódicos vão do eletrodo negativo (cátodo) para o eletrodo positivo (ânodo).
No experimento realizado por William Crookes, ele utilizou uma ampola de vidro contendo um gás a baixa pressão, adaptando um condutor metálico em sua extremidades lançou descargas elétricas, fora do vidro revestiu uma parte com polos negativos e em outro lado polos positivos, após lançar uma descarga elétrica percebeu que havia um leve desvio para a carga positiva definindo assim o raio catódico (elétron) como negativo.
Explicação:
e) elétrons
Os raios catódicos são definidos como "feixes de elétrons que surgem a partir de uma grande diferença de potencial entre dois diferentes eletrodos".
Esses dois eletrodos, então, econtram-se contidos dentro de um sistema (geralmente um recipiente) maior, que é fechado e contém gás rarefeito.
Com o lançamento de cargas elétricas para esses dois eletrodos, foi percebido um desvio de carga em direção ao cátodo (eletrodo de carga positiva. Essa observação concedeu a esse tipo de raio o nome "raio catódico".
Leia mais sobre o conceito de raios catódicos e o contexto histórico de sua descoberta em: https://brainly.com.br/tarefa/3560723