Agostinho aproxima-se da doutrina platônica segundo a qual todo conhecimento é reminiscência. Não obstante as evidentes ligações entre os dois pensadores, Agostinho afasta-se, porém, de Platão ao entender a percepção do inteligível na alma não como descoberta de um conteúdo passado, mas como irradiação divina no presente.
Segundo ele reminiscência corresponde a:
A) Explicar conhecimentos presentes na alma não oriundos da experiência e, contudo, não oriundos da preexistência da alma.
B) O saber sobre as formas dos seres e objetos, sobre a matéria em geral, os conceitos geométricos e matemáticos, as virtudes, as emoções encontram-se na alma, porque ela se origina da substância divina.
C) Com base numa concepção de inatismo do conhecimento que, pré-existente ao encarceramento da alma num corpo biológico, possibilitaria aos indivíduos, quando bem conduzidos, recordar, trazer à mente as ideias, conceitos, definições .
D) Alma não passaria por uma existência anterior, na qual contempla as ideias, ao contrário, existiria uma luz eterna da razão .
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
d
Explicação:
alma não passaria por uma existência anterior, na qual contempla as ideias, ao contrário, existiria uma luz eterna da razão
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás