• Matéria: História
  • Autor: garotodeouropa1849
  • Perguntado 5 anos atrás

(fgv-sp) a luta pela independência na américa espanhola implicou uma passagem de todo poder político àqueles que já possuíam a maior parte do poder econômico. pomer, león. as independências na américa latina. são paulo: brasiliense, 1981. a partir do fragmento, é correto afirmar que o processo de independência da américa espanhola

Respostas

respondido por: isapalladino
27

AS ALTERNATIVAS:

A

decorreu de uma série de contradições políticas e sociais, como a questão do espaço social a ser ocupado pelos povos indígenas e os negros, e não teve qualquer influência decisiva da conjuntura europeia do início do século XVIII.

B

foi produto de uma longa negociação entre os interesses absolutistas espanhóis, sob o comando do rei Fernando VII, e as classes médias espalhadas pelos vice-reinos, que possibilitou a ruptura dos vínculos políticos sem a quebra dos econômicos.  

C

contou com o importante apoio das forças diplomáticas e militares portuguesas, interessadas no rompimento dos vínculos coloniais entre a Espanha e a América, com o objetivo maior de atender aos anseios ingleses.  

D

foi, em geral, comandado pelos criollos, a elite colonial, que se sentiam prejudicados pela centralização administrativa e pelos privilégios oferecidos aos chapetones, a elite nascida na Espanha.  

E

permitiu, inicialmente, que os interesses ingleses fossem atendidos, porém a dinâmica das emancipações nacionais estabeleceu a fragmentação dos vice-reinados, o que gerou revoluções escravas pelo continente.

RESPOSTA: D

respondido por: erickm5
0

Em relação à luta pela independência na América espanhola, pode-se afirmar que a opção correta é a letra D, que descreve corretamente o envolvimento dos criollos neste processo histórico.

Contextualizando a luta pela independência na América espanhola

Os criollos consistiam na elite colonial formada por nascidos em continente americano. Uma curiosidade sobre este grupo é que, além das motivações econômicas, havia também um forte senso de identificação com o território americano no sentido cultural.

Ou seja, moralmente, este grupo não se sentia obrigado a ser condescendente com os interesses políticos da coroa espanhola, porque culturalmente falando, já havia um processo de emancipação.

Lista de alternativas

A) decorreu de uma série de contradições políticas e sociais, como a questão do espaço social a ser ocupado pelos povos indígenas e os negros, e não teve qualquer influência decisiva da conjuntura europeia do início do século XVIII.

B) foi produto de uma longa negociação entre os interesses absolutistas espanhóis, sob o comando do rei Fernando VII, e as classes médias espalhadas pelos vice-reinos, que possibilitou a ruptura dos vínculos políticos sem a quebra dos econômicos.  

C) contou com o importante apoio das forças diplomáticas e militares portuguesas, interessadas no rompimento dos vínculos coloniais entre a Espanha e a América, com o objetivo maior de atender aos anseios ingleses.  

D) foi, em geral, comandado pelos criollos, a elite colonial, que se sentiam prejudicados pela centralização administrativa e pelos privilégios oferecidos aos chapetones, a elite nascida na Espanha.  

E) permitiu, inicialmente, que os interesses ingleses fossem atendidos, porém a dinâmica das emancipações nacionais estabeleceu a fragmentação dos vice-reinados, o que gerou revoluções escravas pelo continente.

Saiba mais sobre a independência na América em https://brainly.com.br/tarefa/10746501

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares