6. (PUC-CAMPINAS 2016) Considere o texto abaixo.
Contraditoriamente, foi o patrocínio da fração mais europeizada da aristocracia rural de São Paulo, aberta às influências internacionais, que permitiu o florescimento das inovações estéticas. O café pesou mais do que as indústrias.
Os velhos troncos paulistas, ameaçados em face da burguesia e da imigração, se juntaram aos artistas numa grande “orgia intelectual”, conforme a definição de Mário de Andrade. Segundo ele, “foi da proteção desses salões literários [promovidos pela aristocracia rural] que se alastrou pelo Brasil o espírito destruidor do movimento modernista.”
(MARQUES, Ivan. Cenas de um modernismo de província. São Paulo: Editora
34, 2011, p. 11)
O Modernismo de 22 caracterizou-se, de fato, por algumas contradições, entre as quais a que o texto aponta:
a) Os mentores modernistas promoveram ideais estéticos para agradar burgueses e aristocratas.
b) Uma economia voltada para a industrialização propiciou o desenvolvimento da produção rural.
c) Membros da aristocracia paulista renunciaram a seu gosto estético em nome da arte popular.
d) Membros da recém-formada burguesia impuseram seu gosto estético aos aristocratas.
e) Um setor da economia rural estimulou um movimento cultural de raiz urbana e moderna.
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Resposta: letra E - um setor de economia rural estimulou um novo movimento cultural de raiz Urbana e moderna
Explicação:o modernismo de 22 caracterizou-se pelo contraditório apoio da elite cafeeira, integrante da tradicional elite rural do país a renovação artística e cultural da nação, buscando alinhá-la à ideia mais próxima de modelos de vida urbanos e modernos.❤️✨
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