Ao longo da disciplina, verificamos que a Educação de Jovens e Adultos, a princípio, foi pensada, no Brasil, para alfabetizar pessoas que já tinham passado da idade de escolarização e precisariam desses conhecimentos para poderem exercer sua cidadania, como o direito ao voto, bem como para inserção no mercado de trabalho, de forma que cooperassem para o desenvolvimento do país (RIBEIRO, 2018).
Com todas as transformações sociais e históricas que tivemos, permeando o que hoje chamamos de modalidade de ensino, a EJA tem um papel maior do que somente alfabetizar jovens e adultos, como nos explicita Souza et al. (2011, p. 10): “Este é um dos desafios, dentre tantos outros, que se colocam diante do planejamento da ação educativa se nos guiarmos pelo compromisso com a superação das limitações interpostas à realização de um projeto educativo de fato emancipatório”. Ou seja, precisamos também planejar ações docentes e discentes que propiciem a emancipação do aluno da EJA, considerando sua faixa etária e realidade.
RIBEIRO, M. R. M. Teoria e prática na Educação de Jovens e Adultos. Maringá: Unicesumar, 2018.
SOUZA, Â. R.; GOUVEIA, A. B.; SILVA, M. R.; SCHWEENDLER, S. F. Planejamento e Trabalho Coletivo. In: A formação da/o dirigente e gestão democrática: as elaborações e concepções teóricas e pedagógicas para a sociedade e escola no campo da tradição marxista. Paraná: Curitiba, 2011.
Com base no exposto, elabore uma atividade de alfabetização para jovens e adultos, considerando os seguintes elementos:
a) A atividade deve proporcionar que o aluno reconheça que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página, com base na decodificação de sílabas, palavras e/ou frases; ou ainda, escrevendo, espontaneamente, por ditado, palavras ou frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
b) A atividade deve proporcionar que o aluno identifique a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressas, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
Para concluir seu MAPA, explique a importância das atividades desenvolvidas na EJA no processo de alfabetização e letramento do sujeito (mínimo de 15 e máximo de 20 linhas).
Anônimo:
FAZEMOS ESSE TRABALHO DE FORMA ORIGINAL SEM RISCO DE PLÁGIO. SOLICITE PELO WHATS 44 99814-1495
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás