• Matéria: Biologia
  • Autor: talitaalmeida08
  • Perguntado 5 anos atrás

1 - Uma radiografia convencional, também chamada de simples, trata-se de uma radiografia realizada sem utilização de outras técnicas ou componentes. É realizada rotineiramente no diagnóstico auxiliar veterinário. Entretanto, temos também a realização em algumas situações de uma radiografia com contraste, sendo que este pode ser positivo, negativo ou duplo. Estas técnicas utilizam como método auxiliar a administração de um ou mais componentes que realizam um contraste entre os componentes adicionados e o tecido a ser avaliado. A técnica mais usual trata-se da radiografia de contraste positivo, onde é administrada uma quantidade de líquido de altíssima densidade, que pode ter sua base formada por bário ou iodo, e depois de estipulado tempo realiza-se o registro radiográfico. Imaginemos que um cão, com suspeita de ruptura da vesícula urinária, precisa ser submetido a um exame para comprovar esta afecção. Opta-se, então, pela radiografia contrastada positiva, onde se administra via uretral contraste a base de iodo.

Assinale a alternativa que corresponde ao esperado no exame radiográfico deste animal caso o mesmo apresente ruptura da bexiga.

Escolha uma:
a.
pela densidade do material administrado, espera-se encontrar na bexiga pontos de extravasamento radiolucentes (também chamados radiotransparentes).

b.
na imagem radiográfica, será possível visibilizar, tanto em caso de ruptura quanto em caso de preservação da anatomia vesical urinária, apenas áreas radiopacas bem delimitadas sem extravasamento.

c.
após administração do contraste, sabidamente de grande densidade, poderemos observar em situação de ruptura vesical urinária o extravasamento do mesmo, resultando em formações radiopacas próximas à bexiga.

d.
a silhueta vesical observada se apresentará distendida e preenchida por conteúdo líquido de densidade água, podendo ter pontos de extravasamento visíveis.

e.
pela mistura presente na urina com o contraste, teremos uma diminuição na densidade da mesma, resultando em uma imagem radiolucente que pode ser identificada prontamente como regiões de extravasamento próximas à bexiga.

Respostas

respondido por: jujumelopeg4g7
14

Resposta:

C) após administração do contraste, sabidamente de grande densidade, poderemos observar em situação de ruptura vesical urinária o extravasamento do mesmo, resultando em formações radiopacas próximas à bexiga.

Explicação:

Corrigido pelo AVA

respondido por: KaoanaMiranda
1

Resposta:

após administração do contraste, sabidamente de grande densidade, poderemos observar em situação de ruptura vesical urinária o extravasamento do mesmo, resultando em formações radiopacas próximas à bexiga.

Explicação:

CORRIGIDO PELO AVA

Perguntas similares