• Matéria: Biologia
  • Autor: talitaalmeida08
  • Perguntado 5 anos atrás

4- As ondas ultrassônicas são desenvolvidas por cristais especiais, chamados de piezoelétricos. Estes cristais são capazes de, frente a um estímulo, realizar transformação de energia elétrica em mecânica e vice-versa. Isto serve como princípio para ultrassonografia, dado que estímulos sonoros, produzidos nos cristais presentes em transdutores, são emitidos para um corpo e retornam, sendo novamente transformados em estímulos elétricos que podem ser interpretados visualmente. Desta forma, o mesmo transdutor que emite o sinal também funciona como um receptor.

Esta onda sonora empregada possui diversas características, sendo que se pede que dentre as alternativas abaixo seja assinalada a correta.

Escolha uma:
a.
diferenças de impedância acústica (resistência à propagação sonora) faz com que a velocidade da onda sonora sempre aumente.

b.
a distância entre o ponto central de regiões de compressão ou rarefação é definido como comprimento de onda (λ), e este, juntamente com a frequência emitida, nos permite calcular a velocidade desta onda.

c.
a única característica importante da onda sonora para a obtenção de imagem ultrassonográfica trata-se da sua capacidade de reflexão.

d.
na ultrassonografia diagnóstica emprega-se sons de baixa frequência, sendo que quanto menor esta frequência, melhor a resolução da imagem.

e.
uma das maiores barreiras na utilização de ultrassonografia diagnóstica é o fato das estruturas corpóreas atrapalharem a propagação da onda sonora, dificultando o registro de imagens.

Respostas

respondido por: jujumelopeg4g7
12

Resposta:

b) a distância entre o ponto central de regiões de compressão ou rarefação é definido como comprimento de onda (λ), e este, juntamente com a frequência emitida, nos permite calcular a velocidade desta onda.

Explicação:

Corrigido pelo AVA

respondido por: rayane405895
1

Resposta: b.

a distância entre o ponto central de regiões de compressão ou rarefação é definido como comprimento de onda (λ), e este, juntamente com a frequência emitida, nos permite calcular a velocidade desta onda.

Perguntas similares