Respostas
por decisão do COI,em Julho de 2005 beisebol e softbol foram votados para não integrar o programa dos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, sendo essas primeiras exclusões desde a retirada do Polo, a partir de 1936.
Resposta:
Os motivos da saída do beisebol
É importante entendermos os motivos da exclusão do beisebol em 2005. Na década de 90, o COI estipulou o limite máximo de esportes em cada edição das olimpíadas em 28. Com isso, uma pressão inédita para a entrada de esportes novos sobre os esportes presentes no programa olímpico surgiu e o beisebol foi um dos principais alvos. Para ter uma ideia, a eliminação do beisebol foi a primeira desde a saída do Polo em 1936.
Necessário também salientar, durante muito tempo as relações entre o COI e o Comitê Olímpico Americano não foram das melhores. O primeiro, formado majoritariamente por personalidades europeias, contestava o controle de doping americano e a ausência de jogadores dos maiores esportes americanos, que eram proibidos de ir às Olimpíadas por ordem de suas respectivas ligas e clubes. Por outro lado, o Comitê Americano reivindicava distribuições de renda das transmissões mais vantajosas. Este impasse veio afetar a popularidade dos esportes “americanos” junto aos dirigentes do COI.
Quando o beisebol foi excluído, uma das críticas feitas girava em torno da geografia do esporte: a abrangência dele supostamente seria pequena, com popularidade alta somente na América do Norte e Leste Asiático e em menor escala a América Latina. Outra foi a falta de controle de doping e uma lista de substâncias proibidas muito menos restritiva do que as adotadas nas Olimpíadas (WADA).
Não é incomum encontrar pessoas apontando a falta de uma competição feminina de beisebol como um dos fatores para a exclusão do beisebol, uma vez que o princípio da universalidade do esporte, um dos bastiões das Olimpíadas, ficaria prejudicado. Um outro fator importante é o custo que o esporte tem para o evento: com grandes delegações e necessidade de construir uma arena cara e de grande proporção para a modalidade, o beisebol e o softbol representam um dos esportes mais caros e, na maioria das vezes, com baixa perspectiva de uso pós-olímpico das estruturas construídas.
Por fim, nas Olimpíadas de 2000 e 2004 foi permitido às delegações escalarem jogadores profissionais (até então apenas jogadores amadores podiam participar). O objetivo de tal medida era aumentar a importância do beisebol, contando com a presença dos melhores jogadores do mundo durante a competição. Entretanto a MLB, que controla as maiores estrelas do esporte independente da nacionalidade, não via necessidade em obrigar os clubes a cederem jogadores às seleções nacionais. Com as Olimpíadas acontecendo concomitantemente à temporada e sem nenhuma espécie de benefício para a Major League ou as equipes (ao menos diretamente), raros eram os atletas que eram liberados para representarem seu país.
Diante de tantos problemas, como o beisebol mundial se preparou para lutar pelo retorno às Olimpíadas e como a Major League tem papel fundamental nesta luta?