Atividade 3
Leia o texto abaixo.
[...] Os sudaneses dividiam-se em três subgrupos: iorubas, gegês e fanti-ashantis. Esse grupo tinha origem no que hoje é representado pela Nigéria, Daomei e Costa do Ouro e seu destino geralmente era a Bahia. Já os bantus, grupo mais numeroso, dividiam-se em dois subgrupos: angola-congoleses e moçambiques. A origem desse grupo estava ligada ao que hoje representa Angola, Zaire e Moçambique (correspondentes ao centro-sul do continente africano) e tinha como destino Maranhão, Pará, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro e São Paulo. Os guineanos-sudaneses muçulmanos dividiam-se em quatro subgrupos: fula, mandinga, haussas e tapas. Esse grupo tinha a mesma origem e destino dos sudaneses, a diferença estava no fato de serem convertidos ao islamismo. [...]
Disponível em: . Acesso em: 1 nov. 2012. Fragmento.
Nesse texto, constata-se que os povos trazidos da África no período colonial brasileiro possuíam:
A)dependência econômica.
B)desigualdade social.
C)diferenças culturais.
D)disputas religiosas.
E)divergências políticas.
Respostas
Resposta: C
Explicação: diferenças culturais é apenas um chute estou aprendendo também
No trecho do texto em estudo, constata-se que os povos trazidos da África no período colonial brasileiro possuíam diferenças culturais. Alternativa correta letra C.
O trecho pertence ao texto OS AFRICANOS NO BRASIL de Antonio Gasparetto Junior, de acordo com o autor do texto, registros mostram que no ano de 1470 o comércio de escravos africanos já havia se tornado o maior produto de exploração da américa.
Apenas no Brasil, estima-se que houveram mais de 4 milhões de africanos escravizados, são números assustadores e os podemos comparar com a população de Curitiba multiplicada por dois, em números atuais.
Não há palavras suficientes para descrever as condições precárias em que essas pessoas eram trazidas para a América. Os navios negreiros, eram apelidados de funerárias, tamanha a quantidade de homens e mulheres que morriam durante a viagem devido às horríveis condições de transporte.
Em terras brasileiras, seus costumes eram reprimidos, diferenças culturais não eram bem aceitas naquela época, mas praticados escondidos, romperam a barreira do tempo, e se fazem presentes até os dias de hoje.
Os africanos com orgulho de suas origens e como forma de compensar a saudade de sua terra natal que lhes fora abruptamente arrancada, mantinham várias práticas culturais e tradições próprias, como:
- Culinária
- Dança
- Música
- Rituais religiosos
Continue seus estudos em:
https://brainly.com.br/tarefa/22900050
Bons estudos!