• Matéria: Geografia
  • Autor: giuliacalegario
  • Perguntado 5 anos atrás

conceitue regiao
rapido por favorr

Respostas

respondido por: mariagomesferreirakk
1

Resposta:

O conceito de região (do latim regĭo) faz referência a uma porção de território determinada por certas características comuns ou circunstâncias especiais, nomeadamente o clima, a topografia ou a forma de governo.

Uma região também é uma divisão territorial definida por questões geográficas, históricas e sociais, que conta com várias subdivisões, como departamentos, províncias, cidades, entre outras.

 

Uma região administrativa é uma divisão regional organizada pelo Estado nacional para facilitar a administração e a governação de um país. Estas regiões têm uma origem artificial, disposta por uma lei, independentemente do facto de a divisão ter em conta critérios geográficos ou culturais.

 

No Brasil temos as divisões regionais que apresentam características próprias de clima, cultura, sotaques entre outras. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na deca de 70, criou as regiões brasileiras que temos hoje: Região Sul, Sudeste, Centro Oeste, Nordeste e Norte.

Agora, na geografia humanista região pode ser um espaço de identidade e pertencimento, como uma pessoa conseguindo identificar outras pessoas pelo lugar que vivem tendo sua própria característica.

Dá-se o nome de região natural ao tipo de região que é determinada pela geografia física. Nestes casos, aquilo que é tido em conta para planear a divisão é o relevo, a vegetação, a hidrografia, entre outros fatores.

Na América do Sul, por exemplo, dá-se o nome de Pampa àquela que é considerada uma das mais importantes regiões do respectivo continente. Essa região apresenta uma superfície de aproximadamente 750.000 km2, e abrange planícies da Argentina, do Uruguai e do Brasil.

Para a zoologia, as regiões são cada uma das partes nas quais se podem dividir, a partir do exterior, o corpo dos animais. Deste modo, é possível determinar o sítio, a extensão e as relações dos diferentes órgãos.

Na anatomia humana, temos a região anatômica que compete as partes do corpo humano. Essas partes podem se reunir em grupos de regiões com cabeça e pescoço, membro superior, membro inferior, tórax, abdômen, Costas e Pelve e períneo. Por exemplo: “a cabeça possui muitas regiões, dentre as quais a região frontal, região pariental, região occipital, região temporal, região infratemporal, entre outras.

Ainda usa-se o termo “região” para referir-se as camadas que dividem a atmosfera. Por exemplo: a ionosfera, que trata-se da parte superior da termosfera (camada atmosférica, localizada acima da mesopausa, que caracteriza-se pelo aumento elevado da temperatura).

E nós podemos ainda fazer o uso do termo região na música, mais especificamente quanto ao violão ou mesmo a guitarra, a fim de designar uma região do braço do instrumento. Nesse caso, tem-se por região a cada quatro casas, sendo que a primeira região do braço do instrumento compreende a primeira, segunda, terceira e quarta casas.

Por fim, convém destacar que, no mundo fictício criado pelo escritor J.R.R. Tolkien, a floresta de Região é um sector do Reino (na “Terra-média”) de Doriath.

Assim sendo, região pode ter muitos conceitos sendo seu maior na área da geografia, que deve muitas mudanças ao longo da história nessa área

Perguntas similares