• Matéria: História
  • Autor: FFmoreno
  • Perguntado 4 anos atrás

de acordo com o texto a transformação socioeconômica no Brasil na época da presença da família real foi​

Respostas

respondido por: saravitoriamaciel2
43

Resposta:

chegada da família real portuguesa no Brasil, no início do ano de 1808, marcou profundamente a história das duas nações. A partir de então, o Brasil, que era colônia de Portugal quando a Corte portuguesa desembarcou em seu território, passou a sediar todo o comando administrativo do Império Português, até que, em 16 de dezembro de 1815, foi elevado a reino.

E o que antes era chamado de Reino de Portugal passou a se chamar Reino de Portugal, Brasil e Algarves. Com isso, uma série de transformações ocorreu do ponto de vista político, econômico e social, contribuindo fortemente, inclusiveEmbarque

Nos dias 25 e 27 de novembro de 1807, entre 10 a 15 mil pessoas embarcaram em naus, fragatas, brigues e escunas portuguesas rumo ao Brasil sob a proteção de 4 naus inglesas. Vieram órgãos administrativos inteiros, funcionários da Corte, ministros da Corte Suprema, membros do alto clero e, entre outras coisas, diversas bibliotecas, as quais resultaram na formação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

→ Travessia

Durante a travessia, a frota encontrou diversas dificuldades, chegando a ser dividida por uma tempestade. Também foi relatada a falta de mantimentos básicos, como comida, água e roupas limpas, devido ao número excessivo de pessoas e aos quase três meses de viagem.

Chegada da família real no Brasil: principais mudanças

Em janeiro de 1808, a frota portuguesa avistou Salvador. No dia 24 do mesmo mês, em Salvador, D. João assinou o “Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas”, que, além de ser considerado por muitos historiadores como um primeiro passo em rumo à Independência do Brasil, também colocou fim ao Pacto Colonial.

Com essa medida, o Rio de Janeiro passou a ser o principal destino dos produtos manufaturados ingleses. Essa decisão foi benéfica, portanto, tanto para os próprios ingleses quanto para os produtores rurais brasileiros, que agora se veriam livres do monopólio comercial da metrópole. Em 8 de março, a família real portuguesa desembarcou na cidade do Rio de Janeiro, impactando fortemente a cidade e o reino em diversos aspectos.

→ Mudanças econômicas

É importante ressaltar que nesse momento histórico, século XIX, o mundo passava por uma série de transformações políticas, econômicas e sociais. A industrialização ditava os rumos do desenvolvimento econômico e, nesse sentido, a Inglaterra estava muito à frente dos outros países.

Com isso, D. João IV tomou algumas medidas na tentativa de fomentar a atividade industrial no reino, revogando decretos que proibiam a instalação de manufaturas na colônia, oferecendo subsídios a determinados setores industriais, isenção de tributos na aquisição de matérias-primas para a indústria, entre outras coisas.

Além disso, com Portugal ainda ocupado pelas tropas francesas, D. João precisava colocar dentro da legalidade uma rede de contrabando existente entre a Inglaterra e a colônia para arrecadar tributos referentes a essas transações. Foi nesse contexto que ele assinou o Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas em janeiro de 1808, ou seja, as transformações de natureza econômica que estavam acontecendo, inevitavelmente, no comércio mundial explicam em grande medida os motivos pelos quais, logo após a chegada ao Brasil, o príncipe regente assinou essa medida. Foi também em 1808 que D. Pedro VI fundou o Banco do Brasil, que existe até os dias de hoje.

Os impactos econômicos a partir de então influenciaram diretamente a Independência do Brasil após a volta da Corte portuguesa a Lisboa. Porém, de imediato, D. João teve que fazer diversas concessões a comerciantes tanto ingleses quanto brasileiros na tentativa de ‘corrigir’ distorções e atender protestos. Outra medida que impactou fortemente a economia da então colônia foi a pressão cada vez mais forte dos ingleses para que Portugal abolisse o tráfico de escravosl


leticiafabia6: nossa moça
saravitoriamaciel2: kk
anaaninhatop138: voce sabe qual e a alternativa da questao a resposta ?
angelicaalmeidaferd: Tenha dó moça que resposta
angelicaalmeidaferd: Hahahahahah
gt5668789: LETRA (E) O FIM DO TRÁFICO DE ESCRAVOS DA AFRICA PRO BRASIL PO, BOA RESPOSTA MOÇA
saravitoriamaciel2: valeu
respondido por: analiviarodox8yfz
21

Nesse período, a Carta Régia define a abertura dos portos, melhorando o comércio do Brasil com o exterior.

Acontece o fim do Pacto Colonial entre metrópole e colônia e o Brasil passa para o status de Reino Unido ao de Portugal e Algaves.

O modo de produção também muda de um colonialismo mercantilista para o começo de um capitalismo industrial.

Porém ainda fazia partes tem tratados abusivos, que atrapalhavam a economia brasileira de crescer e se relacionar com o mundo, como: o Tratado de Comércio e Navegação e o Tratado de Aliança e Amizade.

Leia mais em:  https://brainly.com.br/tarefa/889903

Anexos:

agathacristinaacads: tá, mas é que letra?
Miguelangelo2005: cara n fique só procurando pela resposta n e sempre que vc vai ter internet a seu favor leia e tenta intender por si mesmo
rayane36975: Tá mais qual a e letra ?
marinacostasilva53: e vc vai prestar atenção na aula de português, Miguel
rocyenada: Ninguém ta nem ai pra isso, não vai agregar nada no meu desenvolvimento pessoal/existêncial até o presente momento então eu só quero a letra mesmo
Perguntas similares