• Matéria: Ed. Física
  • Autor: alemoamarliseschuh
  • Perguntado 5 anos atrás

A Educação Infantil é considerada a porta de entrada para a Educação Básica. Nesse setor de ensino, diferentes perfis de profissionais atuam com as crianças, dentre os quais se destaca o papel do psicomotricista. Ciente desse cenário, analise a seguir as sentenças e classifique-as em verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) O psicomotricista é um profissional da saúde que atua apenas no tratamento de deficiências de cunho neurológico nas mais diferentes fases da vida. Com as crianças, seu principal local de trabalho são as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), num trabalho direcionado a atender principalmente indivíduos com deficiência intelectual e autismo.

( ) O trabalho do psicomotricista abarca diferentes perfis de profissionais, desde a saúde à educação. E, apesar de sua teoria e suas técnicas serem já há muito tempo conhecidas, o campo profissional do psicomotricista no Brasil só foi reconhecido recentemente, com a Lei nº 13.794/2019, que regulamentou a profissão a nível nacional. Desse modo, estão habilitados a atuar com psicomotricidade os graduados na área, bem como todos os profissionais que comprovarem a conclusão em curso de especialização em psicomotricidade.

( ) Como área do conhecimento, a psicomotricidade e a educação física convergem quanto ao objeto de trabalho: o corpo em movimento. Consciente disso, o educador que atua no Ensino Infantil poderá lançar mão das técnicas psicomotoras na disciplina de educação física escolar a fim de otimizar a aprendizagem da turma e/ou tratar individualmente determinada deficiência de uma criança.

Selecione a alternativa que mostra a ordem correta.

A. V; V; F.


B. F; F; V.


C. V; F; V.


D. F; V; V.


E. V; F; F.

Respostas

respondido por: bsbetiquetas
14

Resposta:

d

Explicação:

respondido por: dluks1989
5

Resposta:

D

Explicação:

No Brasil, a prática profissional do psicomotricista tem sido cooptada por diferentes perfis de profissionais, visto que somente em 2019 essa profissão foi regulamentada. Desse modo, atualmente o psicomotricista é um profissional não somente da área da saúde, mas também do setor educacional, desde que tenha comprovada graduação ou especialização na área, e justamente por isso atua em diferentes locais de intervenção, desde clínicas, hospitais e instituições de ensino (berçários, creches, pré-escolas, Apae, etc.).

Desse modo, o psicomotricista poderá exercer seu trabalho pedagógico com diferentes faixas etárias (bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos), abordando nesses atendimentos desde o diagnóstico ao tratamento voltado a diferentes deficiências de cunho neurológico, como o transtorno do espectro autista.

Perguntas similares