Resolução CNS nº 466, publicada em 2012 pelo Conselho Nacional de Saúde, estabelece diretrizes para as práticas em pesquisa científica com seres humanos a fim de criar um padrão ético entre pesquisadores e instituições no país.
Tendo em vista tal documento, analise:
I. Como parte do planejamento da pesquisa, os cuidados éticos em pesquisa científica devem ser explicitados, incluindo a análise e comunicação dos riscos para o participante, seja físico ou psicológico.
II. As proposições sobre os aspectos éticos envolvidos nas práticas de pesquisa científica estão fundamentadas na concepção de dignidade humana, cidadania e direitos humanos presentes no Código de Nuremberg (1947), na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), na Constituição Federal de 1988 e em diversos Pactos Internacionais dos quais o Brasil é signatário.
III. Nas pesquisas científicas envolvendo seres humanos é indicado o uso de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido a ser assinado pelo pesquisador e entregue ao sujeito da pesquisa com o objetivo de comprovar sua participação na pesquisa.
IV. Os projetos de pesquisa devem ser submetidos à avaliação de um Comité de Ética em Pesquisa que, uma vez aprovado, torna-se corresponsável nos cuidados éticos com os participantes do estudo.
Está correto o que se afirma APENAS em
Escolha uma:
a.
I e III.
b.
I, III e IV.
c.
III.
d.
I, II e IV.
e.
III e IV.
Respostas
Resposta: Letra D ( I, II e IV)
Explicação:
Analisando o texto normativo da Resolução CNS nº 466, temos que a alternativa correta é a letra "D", pois no decorrer desse documento estão contidas disposições legais acerca de pesquisas científicas feitas em seres humanos e que estão bem representadas nas afirmações I, II e IV.
A afirmação III está incorreta, pois o objetivo do Termo é o de dar máximo esclarecimento e segurança para quem quiser participar das pesquisas.
O que representa a Resolução CNS nº 466?
Esta é uma importante resolução no campo das pesquisas científicas, e serve para regular os testes feitos em seres humanos em qualquer área do conhecimento.
Está em vigor desde sua publicação no Diário Oficial da União, em 2013, tendo sido aprovada em 2012 pelo Plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Dentre suas características em destaque, está a obrigatoriedade de esclarecimento de possíveis riscos e benefícios para os participantes e o tratamento da ética em pesquisa, por exemplo.
Para saber mais sobre o Conselho Nacional de Saúde (CNS):
https://brainly.com.br/tarefa/46953884
#SPJ3