A estrutura psicológica do ser humano não suporta que a dor e a angústia se mantenham tão vivas na memória como no momento em que ocorreram. (...) Por isso, agora, ao sairmos desses 20 anos difíceis e doloridos de nossa história, a lembrança de que houve irmãos nossos, nesse período, que perseguiam sem piedade, torturaram e mesmo mataram pessoas pelo simples fato de elas se oporem ao governo que se impôs ao país em 1964, parece mais pesadelo do que realidade. E, no entanto, esse absurdo ocorreu, aqui em nossa terra, como se um vendaval frio de loucura tivesse gelado esses corações. (...) Que objetivos justificam tudo isso? D. Paulo Evaristo Arns Identifique a alternativa relacionada ao contexto geopolítico citado: *
0 pontos
(A)O Brasil, liderado pelos Estados Unidos, vivia em uma guerra aberta contra o narcotráfico que, aliado às Farc, assolava a América do Sul, sobretudo a região de fronteira amazônica.
(B)A chamada “guerra das civilizações” entre Ocidente e Oriente ameaçava a hegemonia americana; apoiando ditaduras militares, os EUA procuravam deter o avanço do fanatismo islâmico na América.
(C)O mundo encontrava-se em sua ordem bipolar e os Estados Unidos procuravam, por meio do apoio a golpes e a regimes ditatoriais na América Latina, deter o avanço do comunismo.
(D)O avanço da ideologia nazista pelo mundo e as pretensões imperialistas alemãs justificam as práticas autoritárias citadas, que garantiriam o sucesso da Doutrina de Segurança Nacional.
(E)O crescimento do positivismo entre os líderes populistas ameaçava os ideais neoliberais das Forças Armadas, que tomaram o poder e implantaram um verdadeiro “terror de estado” no país.
Respostas
Resposta:
letra C
Explicação:
bipolar entre o Estados unidos uma democracia liberal, e a União das repúblicas socialistas soviéticas antiga URSS, hoje Rússia, e como a Rússia financiava as didaturas de esquerda que são comunista, que inclusive mataram 100 milhões de inocentes em todo o mundo, e esses números são estimados, imagine os reais. então o Estados unidos se viu obrigado a ajudar os governo de direita que são conservadores, no Brasil não foi diferente e quando perguntarem na escola o que ocorreu em em 1964, você responde que aconteceu um contra golpe militar com o apoio da população, da família e da igreja foi uma verdadeira revolução, porque se isso não acontece a esquerda tinha tomado o poder, tínhamos virado um país comunista, imagina como seríamos, as mortes que teriam acontecido, é claro que ouve mortes a na revolução de 64, em qual revolução não tem morte, e o que não contam nos livros, porque a esquerda perdeu a guerra armada, mas venceu a guerra cultural muito mais pior para um país, a esquerda então recebia armas da Rússia e cuba que até treinava seus guerrilheiros assim como Che Guevara, que é o idolo dos seus professores de história e geografia, que matou mais que a ditadura do Brasil, o erro da ditadura foi ter toturado a esquerda, era para eles só revitar os tiros dados pela esquerda, e por isso que hoje você acredita que 64 aconteceu uma ditadura e você tem que responder uma questão dessa.
muito obrigado, DJALMA, pesquise na internet em livros a verdade, não simplesmente aceite o que o seu professor lhe falar, porque assim como ele quer doutrinar você, ele foi doutrinado pela esquerda é mais um vítima da guerra cultural.